(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Companhias aéreas suspendem voos a Sanaa por violência


postado em 19/09/2014 08:31

As companhias aéreas suspenderam seus voos ao aeroporto internacional de Sanaa depois de violentos confrontos entre islamitas sunitas apoiados pelo exército e rebeldes xiitas na capital iemenita, anunciou a Autoridade da Aviação Civil.

A medida entrou em vigor durante a noite por um período de ao menos 24 horas, acrescentou a fonte.

"As companhias aéreas árabes e estrangeiras decidiram suspender seus voos a Sanaa por 24 horas devido à situação na capital", anunciou pela noite a aviação civil em um comunicado.

Esta medida será prolongada ou reconsiderada "em função (da evolução) das condições de segurança na capital", segundo o comunicado, citado pela agência oficial Saba.

Na quinta-feira quase 40 pessoas morreram em confrontos entre os simpatizantes do partido islamita sunita Al-Islah e o exército, por um lado, e os rebeldes xiitas de Ansarullah, por outro, no norte de Sanaa, onde se localiza o aeroporto, informaram várias fontes.

Os rebeldes de Ansarullah, que pedem a renúncia do governo, acusado de corrupção, acampam há mais de um mês em Sanaa e em seus arredores, sobretudo na estrada que leva ao aeroporto da capital.

A onda de violência se acentuou na quinta-feira com o avanço dos rebeldes armados no norte de Sanaa.

Enquanto isso, o emissário da ONU, Jamal Ben Omar tentava, sem resultados, convencer o chefe da rebelião de Ansarullah, Abdel Malek Huthi, da necessidade de encontrar uma saída para a crise, informaram fontes próximas aos negociadores.

Os rebeldes rejeitaram em agosto uma proposta presidencial sobre a nomeação de um novo primeiro-ministro e uma redução no polêmico aumento dos preços do combustível, duas de suas principais reivindicações.

Os rebeldes, que controlam a região de Saada (norte), são suspeitos de querer ampliar sua zona de influência no futuro Estado federal que contará com seis províncias.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)