(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Congresso autoriza Obama a armar rebeldes sírios


postado em 18/09/2014 20:37

O Congresso dos Estados Unidos adotou nesta quinta-feira o plano de apoio do presidente Barack Obama aos rebeldes sírios para ajudá-los a combater os jihadistas do Estado Islâmico (EI) no norte da Síria.

Por 78 votos contra 22, o Senado adotou nesta quinta a estratégia contra os jihadistas apresentada por Obama na semana passada e aprovada na véspera pela Câmara de Representantes.

Obama se manifestou logo em seguida para saudar a resposta "rápida" do Congresso.

O plano dá carta branca ao Pentágono para equipar e treinar os rebeldes sírios e determina que o Executivo apresente ao Congresso, a cada 90 dias, um relatório sobre sua execução, incluindo o número de combatentes formados e os grupos sírios beneficiados com treinamento, armas e equipamentos.

O projeto não prevê créditos adicionais para financiar a operação e destaca que não é uma autorização para envolver militares americanos no conflito.

Obama pressionou o Congresso com o objetivo de conseguir a cobertura política para iniciar uma ação militar na Síria contra o EI, embora a Casa Branca e muitos legisladores acreditem que o presidente tem a autoridade constitucional para realizar ataques aéreos na Síria, como fez no Iraque, para defender os interesses de segurança nacional.

Apesar do aval do Congresso, muitos republicanos acreditam que o plano de Obama é insuficiente para alcançar o objetivo de degradar e destruir o grupo Estado Islâmico, que invadiu grandes faixas territoriais do Iraque e da Síria e proclamou a criação de um califado nessa região.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)