(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Warner Classics reedita catálogo integral de María Callas


postado em 18/09/2014 12:31

A fama de María Callas, a "diva absoluta", permanece em alta e a gravadora Warner Classics concretizou um projeto gigantesco para remasterizar todas as gravações em estúdio, incluindo as fitas originais ameaçadas pela passagem do tempo.

O volumoso estojo de 69 CDs que chegará às lojas em 22 de setembro é o resultado de 18 meses de pesquisa e trabalho sobre os documentos e as fitas originais.

Os progressos nas técnicas de tratamento de som e o risco de perda de algumas fitas originais frágeis da década de 1950 justificam a nova restauração, segundo Allan Ramsey, diretor da equipe de quatro pessoas que trabalhou no projeto nos estúdios londrinos de Abbey Road.

O catálogo de Callas já foi reeditado em duas oportunidades, na passagem do LP para o CD nos anos 1980, e em 1997, mas sem o retorno às fitas originais.

De acordo com Ramsey, isto constitui uma verdadeira diferença.

"Conseguimos resolver problemas técnicos de origem, como o ruído dos marimbondos ao redor da Scala de Milão", destacou.

"Os técnicos da época também deixaram notas nas quais mencionavam os ruídos do tráfego e pediam que se fizesse todo possível para eliminá-los", completou.

A tecnologia digital, que visualiza no monitor as frequências, permitiu isolar os ruídos e eliminá-los sem alterar a música.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)