(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

OCDE diz que imigrantes são parte da solução para o envelhecimento na UE


postado em 18/09/2014 12:07

Ante o envelhecimento de sua população, a União Europeia deveria utilizar melhor os imigrantes já instalados em seu território e atrair outros qualificados, afirma um relatório da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) divulgado nesta quinta-feira.

A população em idade de trabalhar vai diminuir 2,2% até 2020 na União Europeia (algo menos de 7,5 milhões de pessoas), recorda este documento, intitulado "Administrar as imigrações econômicas para responder melhor às necessidades do mercado de trabalho na Europa".

"Dado o grande número de pessoas que carecem de emprego, um debate sobre as necessidades do mercado do trabalho, e o papel da imigração para responder a elas, não parece ser atual nem pertinente", assinalam a OCDE e a Comissão Europeia.

No entanto, acrescentam, apesar de ser essencial o aumento do emprego para os jovens, as mulheres e as pessoas de idade, "as imigrações e os imigrantes também têm um papel a desempenhar".

Os autores do texto defender uma maior mobilidade dentro da UE e uma melhor utilização dos imigrantes já presentes em território europeu, cujas qualificações são geralmente subutilizadas.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)