(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

'Union Jack' poderá ser substituída se a Escócia optar pela independência

Criada há mais de 200 anos, a Union Jack combina as cores dos santos padroeiros da Inglaterra, Irlanda e Escócia


postado em 18/09/2014 14:50 / atualizado em 18/09/2014 14:57

(foto: Reuters / Lucas Jackson)
(foto: Reuters / Lucas Jackson)
Se a Escócia optar pela independência, o Reino Unido não mudará apenas de aspecto de maneira irremediável, mas talvez também de bandeira, a Union Jack, uma das mais famosas do mundo. Criada há mais de 200 anos, a Union Jack combina as cores dos santos padroeiros da Inglaterra, Irlanda e Escócia. Em caso de independência escocesa, a cruz branca diagonal sobre fundo azul poderá desaparecer do símbolo.


As autoridades teriam que escolher uma nova combinação e, talvez, optar pela entrada do verde e vermelho da bandeira de País de Gales, que brilha pela ausência na Union Jack. Segundo uma pesquisa do Flag Institute (FI), a associação britânica de vexilologia (estudo de bandeiras), 65% dos entrevistados consideram que a bandeira deveria mudar. Mas a questão mais difícil é descobrir o motivo da mudança, alerta Graham Bartram, um dos diretores do FI, porque as opiniões são muito divergentes.

"Não temos nenhum plano a respeito", afirmou um porta-voz de Downing Street, que se recusou a citar uma alternativa. O Flag Institute, que recebeu todo tipo de propostas, algumas excêntricas, acredita que o governo não tentará impor nada e deixará a decisão para o povo, por meio do voto.

Design único


Para Bartram, também existem dúvidas sobre o motivo da mudança. "É a bandeira mais reconhecida no mundo. Por que abandoná-la?" questiona o especialista. A Union Jack é mais que uma bandeira, é um ícone, que aparece em todos os locais imagináveis, de cartões postais a xícaras de chá, passando por peças de roupa.

"O design é realmente único, associado à Marinha britânica, que levou a bandeira a todos os lugares", afirma Bartram. A Union Jack de fato foi batizada em recordação às pequenas bandeiras na proa dos navios. Jack significa pequeno, explica ainda.

Para os especialistas constitucionais, segundo o jornal The Guardian, se a Escócia se tornar independente, mas continuar com a rainha Elizabeth II como chefe de Estado, como prometeram os nacionalistas, não será necessário mudar uma bandeira que representa uma união de coroas, não de nações.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)