(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Barack Obama revela desejo de permanência da Escócia no Reino Unido

No twitter, presidente norte-americano se posicionou em relação ao referendo, votado amanhã, que decide a independência da Escócia


postado em 17/09/2014 18:01 / atualizado em 17/09/2014 18:53

Um dia antes do referendo que determina a independência escocesa, Presidente Barack Obama se posicionou sobre o assunto(foto: JIM WATSON/AFP)
Um dia antes do referendo que determina a independência escocesa, Presidente Barack Obama se posicionou sobre o assunto (foto: JIM WATSON/AFP)
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse nesta quarta-feira ser a favor de manter a Escócia no Reino Unido, um dia antes do país votar se vai se separar do bloco. Em mensagem no Twitter oficial da Casa Branca, Obama chamou o Reino Unido de "parceiro extraordinário para a América e uma força do bem em um mundo instável. Eu espero que se mantenha forte, robusto e unido."

Estes são os primeiros comentários do presidente sobre a situação escocesa desde junho, quando ele usou uma linguagem similar para apoiar a união. "Eu diria que o Reino Unido tem sido um parceiro extraordinário para nós", disse Obama, ao lado do primeiro-ministro britânico, David Cameron, em coletiva de imprensa em junho. "E nós obviamente temos um interesse profundo na certificação de que um dos aliados mais próximos que jamais teremos continue forte, robusto, unido e um parceiro efetivo."

Na época, no entanto, uma cisão da Escócia parecia improvável. Hoje, as pesquisas de opinião mostram que os votos a favor e contrários a desfazer a união estão quase empatados. A mensagem da Casa Branca foi assinada com um "-bo", o que indica que foi escrita pelo próprio presidente. Segundo pesquisa no Twitter, essa foi a primeira vez que Obama fez alguma publicação na rede social desde junho. Fonte: Dow Jones Newswires.

Referendo

De Glasgow a Edimburgo, passando por Aberdeen até o limite da Escócia, os dois lados organizarão comícios e devem fazer campanha até o último minuto para conquistar votos. O líder independentista Alex Salmond, chefe de Governo regional, escreveu uma carta aos escoceses com um pedido para que não deixem escapar a oportunidade de rompimento com o Reino Unido após 307 anos.

(foto: LESLEY MARTIN/AFP)
(foto: LESLEY MARTIN/AFP)
Até mesmo uma derrota teria algo de vitória para Salmond, porque os partidos britânicos se comprometeram a ceder mais autonomia à Escócia caso o país permaneça no Reino Unido.

O líder da campanha unionista e ex-ministro das Finanças trabalhista, Alistair Darling, , disse que se a Escócia votar "Não", as mudanças serão "mais rápidas e melhores" do que se optar pelo "Sim", que abriria um período de transição para negociar a ruptura com Londres que deve ser complicada e que culminaria com a declaração formal de independência em março de 2016. "Construímos juntos o Reino Unido, nos beneficiamos desta força. Seria uma tragédia o rompimento desta relação", disse à rádio BBC.
(Com agências)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)