(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

EUA: ucranianos fazem história ao aprovar acordo com a UE


postado em 16/09/2014 20:07

Os Estados Unidos receberam nesta terça-feira com satisfação a ratificação de um pacto histórico entre Ucrânia e União Europeia (UE) e as novas leis que garantem a autonomia do leste do país, pedindo que Moscou implemente um acordo de cessar-fogo em contrapartida.

"Felicitamos o povo da Ucrânia por estar fazendo história hoje", disse a porta-voz do Departamento de Estado, Marie Harf, em um comunicado.

Ao "seguir adiante" com o acordo de associação com a UE "frente a grandes desafios, os líderes da Ucrânia manifestaram a vontade do povo ucraniano", afirmou.

Os parlamentos europeu e ucraniano aprovaram ao mesmo tempo o acordo de associação política e econômica, que havia sido rejeitado no ano passado pelo governo anterior, desencadeando a mais grave crise na ex-república soviética desde que se tornou independente, em 1991.

O Parlamento Europeu reunido em Estrasburgo (leste da França) ratificou este acordo com 535 votos a favor, 127 contra e 35 abstenções.

Os legisladores em Kiev também votaram a favor de um texto que concede o autogoverno às regiões orientais sob controle dos rebeldes pró-russos, prevê eleições para 7 de dezembro e oferece uma anistia aos combatentes, como parte de um plano de paz elaborado há 11 dias para acabar com o conflito de cinco meses.

"Aplaudimos a aprovação no Parlamento da Ucrânia das leis sobre anistia e estatuto especial para partes específicas de Donetsk e Lugansk", no leste do país, disse Harf.

De acordo com Harf, "estas novas leis manifestam o compromisso permanente do governo da Ucrânia de solucionar pacificamente o conflito no leste" do país.

O governo americano pediu que a Rússia e os separatistas "mantenham reciprocidade e comecem com a aplicação imediata e total dos doze passos do acordo de cessar-fogo".

Em cinco meses de conflito, mais de 2.900 pessoas morreram e 630.000 foram obrigadas a deixar suas casas, segundo novos dados da ONU divulgados nesta terça.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)