(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Obama declara guerra aos hidrofluorocarbonetos


postado em 16/09/2014 12:07

O governo do presidente Barack Obama anunciou nesta terça-feira a sua intenção de intensificar a luta contra os hidrofluorcarbonetos (HFCs), gases usados em sistemas de refrigeração e ar condicionado e que contribuem para o aquecimento global.

A Casa Branca anunciou uma série de acordos voluntários com vinte grandes grupos e organizações profissionais, que se comprometeram em eliminar ou reduzir o uso de HFCs em diferentes etapas da cadeia de produção.

Estes compromissos devem permitir uma redução das emissões de gases do efeito estufa correspondente a 700 milhões de toneladas de CO2 até 2025, o que corresponde às emissões de 15 milhões de veículos em uma década, indica a presidência americana.

Grupos como Coca-Cola, PepsiCo, Red Bull, Target, Dupont e Honeywell estão entre os signatários do acordo.

Os HFCs fazem parte dos seis principais gases do efeito estufa. Apesar de permanecerem por menos tempo na atmosfera do que o CO2, o seu poder de aquecimento é até 10 mil vezes maior.

"Se não agirmos rapidamente, as emissões de HFC nos Estados Unidos vai dobrar até 2020 e triplicar até 2030", disse Casa Branca ao anunciar a série de decretos para reduzir o uso de HFCs na administração federal e entre seus subcontratados.

Em junho de 2013, os Estados Unidos e a China concordaram em trabalhar juntos para limitar a produção e uso de HFCs.

De acordo com um relatório do grupo de reflexão Climate Analytics publicado há um ano, a eliminação progressiva dos HFCs poderia amenizar o aquecimento global em meio grau até 2050.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)