(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Parlamento europeu ratifica acordo de associação UE-Ucrânia


postado em 16/09/2014 08:16

O Parlamento Europeu ratificou nesta terça-feira, ao mesmo tempo que o Parlamento ucraniano, o acordo de associação entre União Europeia (UE) e Ucrânia.

O acordo foi ratificado por 535 votos a favor, 127 contrários e 35 abstenções.

"Este é um momento histórico", disse o presidente da Eurocâmara, Martin Schulz.

O acordo inclui um capítulo comercial. Foi assinado em junho e estabelece uma redução progressiva das taxas de importação entre as duas partes.

Este capítulo é o que mais irrita Moscou.

Na sexta-feira passada, a aplicação do capítulo comercial foi suspensa até dezembro de 2015 em consequência de um acordo entre UE, Ucrânia e Rússia, uma semana depois do plano de paz entre Kiev e os separatistas pró-Rússia.

O acordo de associação inclui capítulos relativos ao diálogo político, temas de cooperação e de convergência em política externa e de segurança, estabelece bases para os temas de justiça e liberdades individuais, para a cooperação financeira ou econômica.

Os capítulos políticos do acordo foram assinados pela UE e a Ucrânia em março, cinco dias depois do referendo na Crimeia e em coincidência com a ratificação do Parlamento russo da anexação desta península, sob jurisdição ucraniana desde 1954.

O pacto é o mesmo que o presidente ucraniano Viktor Yanukovytch havia se recusado a assinar em novembro do ano passado, optando por estreitar os laços com a Rússia.

A mudança provocou uma onda de protestos que levaram, em fevereiro deste ano, à destituição do presidente pelo Parlamento, a secessão da Crimeia em março e uma guerra civil entre Kiev e as repúblicas autoproclamadas do leste da Ucrânia.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)