(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Atentado suicida em Cabul mata três soldados da Otan


postado em 16/09/2014 06:07

Um atentado suicida dos talibãs matou três soldados da Otan e deixou pelo menos 13 pessoas feridas nesta terça-feira no centro de Cabul, no primeiro ataque em várias semanas na capital do Afeganistão, em plena crise política no país.

A explosão sacudiu Cabul às 8H00 (0H30 de Brasília), em um horário de muito trânsito na estrada que vai até o aeroporto da cidade, perto do bairro onde ficam a embaixada dos Estados Unidos e outros edifícios oficiais.

"Foi um atentado suicida com carro-bomba contra um comboio da Otan", declarou Hashmat Stanikzai, porta-voz da polícia de Cabul.

Treze civis ficaram feridos, segundo o porta-voz.

"Três membros da Força Internacional de Assistência à Segurança (Isaf) da Otan morreram em um ataque do inimigo", afirma um comunicado da Força, que não revela, como é habitual, a nacionalidade das vítimas.

No local do atentado, soldados americanos e poloneses da Isaf ajudavam os feridos.

O atentado foi reivindicado com uma mensagem no Twitter pelos talibãs, que lutam desde o fim de 2001 contra o governo afegão e seus aliados da Otan, liderados por Washington.

A explosão aconteceu em meio às negociações entre os dois candidatos à presidência. A eleição aconteceu em junho, mas o país ainda não conhece o sucessor de Hamid Karzai.

O candidato Abullah Abdullah voltou a declarar vitória na segunda-feira ante Ashraf Ghani, o que jogou por terra as esperanças de que a atual recontagem dos votos permitira superar a crise.

O bloqueio persistente entre os dois candidatos sobre os resultados do segundo turno alimenta o temor da violência político-étnica, em um país que segue ameaçado pelos talibãs após uma década da intervenção militar ocidental.

Washington espera um sucessor oficial para Karzai para que Cabul assine um Acordo Bilateral de Segurança (BSA), que permitirá a manutenção de uma presença militar americana após a retirada das tropas da Otan ao fim do ano.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)