(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Furacão retêm milhares de turistas no balneário mexicano de Los Cabos


postado em 15/09/2014 22:46

Milhares de turistas estrangeiros estavam retidos nesta segunda-feira no balneário mexicano de Los Cabos devido à passagem do furacão Odile, que provocou graves danos a hotéis, residências e lojas, e gerou uma onda de saques.

Odile, que nas últimas horas perdeu força e passou a furacão de categoria um, praticamente isolou Los Cabos (238 mil habitantes), que está sem energia elétrica e fornecimento de água potável, informaram as autoridades nacionais.

Até o momento não há registro de mortos ou feridos.

O governo organizou uma ponte aérea para retirar, a partir desta terça-feira, cerca de 30 mil turistas, sendo 26 mil estrangeiros e 4 mil mexicanos, que estavam em hotéis de Los Cabos quando Odile tocou a terra, na noite de domingo.

Os aeroportos de Los Cabos e da vizinha cidade de La Paz (252 mil habitantes) foram fechados por danos provocados pelo furacão, levando os turistas ao desespero.

Luis Felipe Puente, coordenador da Defesa Civil nacional, informou que o Exército e a polícia priorizarão a retirada dos turistas com problemas de saúde e idosos, independentemente de sua nacionalidade.

A maior parte dos hotéis próximos à costa de Los Cabos sofreu danos severos, com vidraças quebradas e inundação nos andares inferiores.

Aproveitando o caos provocado pelo furacão, centenas de moradores de Los Cabos saquearam lojas e supermercados. Ao menos 2 mil militares foram mobilizados para controlar a situação.

Quase 240 mil pessoas ficaram sem eletricidade e ao menos 11 mil foram recebidos em 164 albergues da região.

Às 21H30 GMT (18H30 Brasília), Odile estava 70 km a sudeste da localidade de Loreto, com ventos firmes de 130 km/h, e segundo as previsões, passará sobre o Golfo de Califórnia antes de voltar à terra na região de Sonora como depressão tropical.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)