(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Alemanha inaugura memorial dedicado a deficientes mortos por nazistas


postado em 02/09/2014 10:16 / atualizado em 02/09/2014 10:29

A Alemanha inaugurou nesta terça-feira um memorial nacional dedicado aos 300 mil enfermos e deficientes assassinados sistematicamente pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Este é o quarto memorial do tipo inaugurado na capital alemã nos últimos 10 anos, depois dos dedicados aos judeus, homossexuais e ciganos.

"Este é um dia que esperávamos há muito tempo", declarou o prefeito de Berlim, Klaus Wowereit, antes de uma cerimônia para 500 convidados. Após anos de ativismo de parentes dos assassinados e outros cidadãos alemães, o Parlamento aprovou em novembro de 2011 a construção do memorial dedicado às vítimas do que os nazistas chamavam "programa de eutanásia".

"Os ativistas tiveram que lutar não apenas contra o esquecimento, mas também contra poderosos oponentes, como as organizações científicas que negavam qualquer participação nos assassinatos de 'eutanásia' e os cientistas protegidos que se tornaram criminosos", afirmou Wowereit. O edifício tem uma parede de vidro azul com painéis explicativos, que detalham a campanha dos nazistas para exterminar enfermos e deficientes físicos e mentais, assim como pessoas consideradas "inadaptadas" sociais.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)