(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Movimento pró-democracia de Hong Kong admite que China não cederá


postado em 02/09/2014 10:10

O movimento pró-democracia de Hong Kong, Occupy Central, admitiu nesta terça-feira que não existe possibilidade do governo da China ceder e ampliar as liberdades eleitorais na ex-colônia britânica, mas pretende prosseguir com os protestos.

"Estamos obrigados a admitir que, nas circunstâncias atuais, é bastante irreal pensar que nossa ação mudará a decisão tomada por Pequim", declarou à AFP Kin-Man Chan, cofundador do Occupy Central.

Como temiam os ativistas pró-democracia de Hong Kong, a China anunciou no domingo que o futuro chefe de Governo da ilha será eleito por sufrágio universal a partir de 2017, mas que apenas dois ou três candidatos selecionados por um comitê poderiam disputar as eleições.

As restrições são consideradas inaceitáveis pelos militantes pró-democracia, que acusam Pequim de traição. Os ativistas iniciaram no domingo uma campanha de "desobediência civil" em resposta à decisão de Pequim.

Os organizadores do movimento ameaçam há vários meses paralisar as principais avenidas de Central, o bairro de negócios de Hong Kong, para pressionar o Partido Comunista da China (PCC).

Para entrar em vigor, a reforma eleitoral ainda deve obter a aprovação de dois terços do Parlamento de Hong Kong. Pelo menos 25 deputados (de um total de 70) anunciaram que votariam contra.

Desde a devolução de Hong Kong a China em 1997, a população tem um sistema judicial e político distinto, assim como uma liberdade de expressão desconhecida no continente. Mas os moradores temem que Pequim exerça um controle cada vez maior sobre os temas do território.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)