(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Protesto contra venda controlada de alimentos na Venezuela deixa um ferido


postado em 01/09/2014 20:25

Um homem foi baleado nesta segunda-feira no estado venezuelano de Táchira durante um protesto contra o sistema eletrônico de controle de vendas de produtos básicos que o governo do presidente Nicolás Maduro pretende implantar, revelou a ONG Foro Penal.

"Um ferido a bala no abdome em Las Vegas, Tariba, Táchira", escreveu no Twitter Alfredo Romero, diretor do Foro Penal.

O homem foi baleado durante um protesto na localidade de Las Vegas, nos arredores de San Cristóbal, capital de Táchira, na zona da fronteira com a Colômbia, palco de protestos contra o governo nos últimos dias.

O Foro Penal não esclareceu se o homem participava diretamente dos protestos ou a identidade dos agressores.

Segundo a ONG, outras cinco pessoas foram feridas por disparos de escopeta a distância durante o protesta, que foi dissolvido pelas forças da ordem.

Maduro, que atribui a falta de produtos básicos na Venezuela - um em cada quatro itens - ao contrabando para Colômbia e Caribe, define o controle digital sobre as compras como um plano "antifraude".

O presidente afirma que mais de 30% dos bens que circulam na Venezuela são contrabandeados, principalmente para a Colômbia.

Apesar de contar com as maiores reservas de petróleo do mundo, a Venezuela enfrenta uma crise marcada pela forte queda de reservas (redução de um terço em um ano), um déficit fiscal estimado em 15% do PIB e uma inflação que há dois meses superava os 60% ao ano.

O mecanismo utilizará leitores óticos de impressões digitais para reconhecer cada comprador e impedir que uma pessoa compre o mesmo produto em uma quantidade que exceda certos volumes e frequências.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)