(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Novas sanções dos EUA por programa nuclear aumentam desconfiança do Irã


postado em 30/08/2014 12:16

O presidente iraniano, Hassan Rohani, afirmou neste sábado que as novas sanções americanas contra organizações relacionadas ao seu programa nuclear aumentam a desconfiança do Irã.

"Isso não é compatível com o ambiente das negociações", disse Rohani aos jornalistas em Teerã.

"As novas sanções são contrárias aos compromissos (mútuos) e ao acordo nuclear de Genebra", acrescentou.

O Irã protestou neste sábado pelas novas sanções americanas contra entidades, empresas e indivíduos acusados de favorecer o controverso programa nuclear do Irã e apoiar o terrorismo.

A decisão americana ocorre num momento em que o Irã e os países do grupo 5+1 (Estados Unidos, França, Reino Unido, Rússia, China e Alemanha) realizam negociações para alcançar um acordo definitivo que solucione a crise nuclear iraniana.

"A duplicidade dos americanos é totalmente inaceitável", declarou anteriormente Majid Takht-Ravanchi, vice-ministro das Relações Exteriores e um os principais negociadores iranianos, citado pelo site estatal da televisão.

"Não podem dizer, por um lado, que estão negociando com boa vontade, e por outro utilizar estes métodos", acrescentou.

Pelo acordo de Genebra de novembro de 2013, o Irã se comprometeu a suspender uma parte de suas atividades nucleares contra um levantamento parcial das sanções internacionais.

O acordo de Genebra foi prolongado em julho por um período de quatro meses para tornar possível ao Irã e aos países do grupo 5+1 continuar com seus esforços para alcançar um acordo definitivo.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)