(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Belafonte, Miyazaki, Carrière e Maureen O'Hara receberão Oscar honorário


postado em 28/08/2014 21:55

O cantor americano Harry Belafonte, o diretor japonês Hayao Miyazaki, o roteirista francês Jean-Claude Carrière e a atriz irlandesa Maureen O'Hara receberão um Oscar honorário este ano, anunciou a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas nesta quinta-feira.

"Os Prêmios do Governador (Governor's Award, como o prêmio é conhecido) refletem o cinema não de um ano, mas de toda uma vida", explicou a presidente da instituição, Cheryl Boone Isaacs.

Em sua sexta edição, a entrega dos prêmios será em 8 de novembro, em Hollywood.

Belafonte, de 87 anos, que também é produtor e cantor, receberá o prêmio humanitário Jean Hersholt em reconhecimento a seu ativismo. Ele lutou a favor do movimento dos direitos civis nos Estados Unidos e pelo fim do Apartheid na África e é um dos principais colaboradores de Martin Luther King Jr.

Em 2002, o japonês Miyazaki, de 73, levou o Oscar de melhor filme de animação por "A viagem de Chihiro". Foi indicado nessa mesma categoria por "O castelo animado" (2006) e "Vidas ao vento" (2014).

Carrière, de 82, ganhou em 1962 a apreciada estatueta dourada pelo curta "Feliz aniversário", que compartilhou com seu compatriota Pierre Étaix. O francês conseguiu outras três indicações: duas delas com o diretor espanhol Luis Buñuel, com quem colaborou por duas décadas.

Maureen O'Hara, de 94, tem uma longa filmografia, que inclui sucessos como "O corcunda de Notre Dame", "O cisne negro", "Rio Grande" e "Paixão de uma vida".


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)