(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Morte de terceiro médico com ebola alerta autoridades mundiais

Diretor de centro de controle americano diz que vai ficar pior, antes de melhorar


postado em 27/08/2014 15:01 / atualizado em 27/08/2014 18:19

Enfermeiros equipados com o traje de proteção escoltam portador da doença até um hospital de Monrovia(foto: ZOOM DOSSO/AFP)
Enfermeiros equipados com o traje de proteção escoltam portador da doença até um hospital de Monrovia (foto: ZOOM DOSSO/AFP)
As preocupações mundais aumentam à medida em que autoridades do governo de Serra Leoa anunciaram a morte de um terceiro médico, infectado com o vírus do ebola, nesta quarta-feira. A Organizção Mundial da Saúde (OMS) revelou que pelo menos 240 profissionais da saúde foram infectados desde o surto da doença. Um outro profissional também infectado foi enviado para tratamento na Alemanha.

Segundo a diretora de comunicações da OMS, Christy Feig, "as infecções e possíveis mortes de profissionais internacionais são extremamente importante, pois podem assustar outros trabalhadores de irem para essas áreas", disse. O doutor Sahr Rogers, que foi enviado para tratamento na Alemanha, trabalhava em um hospital na cidade de Kenema, no leste, quando contraiu o ebola, contou o conselheiro presidencial de Serra Leoa, Ibrahim Ben Kargbo.

Funcionários da saúde agora tentam determinar como um quarto cientista contraiu a doença antes de ser enviado à Europa. Dois especialistas foram enviados a Serra Leoa na terça-feira para investigar se o caso ocorreu por meio da exposição direta a infectados com a doença, ou se ocorreu de outra maneira, afirmou a porta-voz da organização.

A OMS retirou sua equipe Kailahun, onde o cinetista, um epidemiologista senegalês, trabalhava quando foi infectado. Dois outros médicos já haviam sucumbido à doença desde que a epidemia se alastrou pelo país no começo deste ano, incluindo o doutor Sheik Humarr Khan, que também tratava pacientes em Kenema.

O epidemiologista senegalês trabalhava no monitoramento do vírus para a agência de saúde da Organização das Nações Unidas (ONU). O cargo envolve a coordenação das operações de resposta, trabalhando em conjunto com especialistas, trabalhadores da saúde e hospitais, mas dificilmente envolve o contato direto com pacientes.

Números e tratamento


A doença já matou mais de 1400 pessoas na Guiné, Libéria, Nigéria e em Serra Leoa. Não existe tratamento comprovado para o Ebola e o foco primário dos profissionais da saúde é isolar a doença. Um pequeno número de pacientes já receberam um medicamento experimental. (Com Agência Brasil)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)