(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Em Gaza, água gelada é substituída por escombros ou esterco


postado em 26/08/2014 17:31

Trocando água gelada por escombros ou estrume, palestinos e israelenses adaptaram o "Desafio do Balde de Gelo" para a guerra na Faixa de Gaza.

Este "Desafio do Balde de Gelo" tornou-se um fenômeno global graças as redes sociais, e consiste em derramar um balde de água gelada na cabeça ou fazer uma doação, muitas vezes as duas coisas, a uma associação de luta contra a esclerose lateral amiotrófica, ou ELA.

Milhares de pessoas ao redor do mundo, incluindo estrelas pop, bilionários e até ex-presidentes, já foram filmados recebendo um baldo de água sobre a cabeça.

Mas, em Gaza, onde mais de 2.130 palestinos morreram desde o início, em 8 de julho, de uma ofensiva israelense, o desafio ganhou um toque diferente - em parte por razões técnicas.

No território devastado pelos bombardeios israelenses, a água é um bem precioso, e as inúmeras quedas de energia tornam impossível a missão de produzir gelo. Então, um jornalista local, Ayman al-Alul, inventou o "Desafio do Balde de Escombros".

"Procurei um balde de água, mas a água é muito preciosa para ser jogada na cabeça. Então decidi usar os escombros", disse ele em um vídeo de 2 minutos, postado em seu canal no YouTube.

"Este desafio é lançado a todos aqueles que simpatizam com o povo palestino. Nós não estamos pedindo ajuda material, queremos solidariedade", disse ele.

Pouco depois, o cantor palestino Mohammed Assaf, vencedor da edição árabe de 2013 do programa de talentos "American Idol" aceitou o desafio.

A vitória deste jovem de 24 originário de Khan Yunis, no sul da Faixa de Gaza, e que se tornou embaixador da Boa Vontade da Acnur, a agência da ONU para a ajuda aos refugiados palestinos, despertou uma onda de histeria no enclave palestino.

Do outro lado da fronteira, um agricultor de Kibbutz Nir Yitzhak, perto da Faixa de Gaza, Saar Altman, adaptou o desafio a seu gosto... de forma pouco ortodoxa.

O "Desafio do Balde de Excrementos" que ele lançou diretamente ao primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, e dois falcões de seu governo, o ministro das Relações Exteriores Avigdor Lieberman e o da Economia Naftali Bennett. Altman acusa os três de não serem capazes de trazer a paz aos habitantes do sul de Israel.

Desde 8 de julho, 64 soldados e quatro civis israelenses foram mortos.

"Eu quero desafiar Bibi (apelido de Netanyahu), Lieberman e Bennett, que pensam que usando a força e sem uma solução a longo prazo podem resolver todos os problemas do sul", diz ele em um vídeo postado em sua página no Facebook, que já teve grande repercussão.

"Por causa de suas ações, comemos seus excrementos", acrescenta, antes de derramar sobre a sua cabeça um balde cheio de esterco líquido.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)