(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Irã inaugura nova usina de conversão de urânio


postado em 23/08/2014 08:31 / atualizado em 23/08/2014 09:20

Teerã, 23, 23 - O Irã inaugurou neste sábado uma nova usina para transformar um tipo de urânio em um material que não pode ser usado para fabricar armas nucleares como parte de seu acordo atômico interno com outros países, afirmou a agência de notícias oficial Irna.

Segundo um comunicado da Irna, o diretor da agência nuclear do Irã, Ali Akbar Salehi, afirmou que a usina converterá hexafluoreto de urânio, que pode ser usado para fabricar armas nucleares e combustível. O material será transformado em dióxido de urânio, que pode ser utilizado apenas em reatores nucleares, acrescentou. "O processo começou e nós implementamos nosso compromisso", acrescentou Salehi, de acordo com a Irna.

A planta está localizada na cidade iraquiana de Isfahan, informou a agência. O Irã tem uma usina de energia nuclear no porto de Bushehr, que foi ligada em 2011.

Em novembro, o Irã aceitou limitar seu enriquecimento de urânio em troca pela diminuição de parte das proibições impostas pelo Ocidente. O Irã e os poderes mundiais estão negociando agora um acordo final, cujo prazo final em novembro.

O Ocidente teme que o programa nuclear do Irã possa permitir que o país fabrique armas atômicas. O Irã disse que seu programa tem propósitos pacíficos, como geração de energia e pesquisa médica. Fonte: Associated Press.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)