(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Hamas executa 18 homens por colaborar com Israel


postado em 22/08/2014 12:25

O grupo radical Hamas executou nesta sexta-feira 18 palestinos acusados de "colaboração" com Israel, um dia depois da morte de três comandantes militares do movimento em um ataque israelense na Faixa de Gaza.

Quatro palestinos também morreram em ataques israelenses no território palestino, o que eleva a 75 o número de vítimas fatais desde a retomada dos combates na terça-feira à noite, após nove dias de trégua.

Seis dos supostos traidores do Hamas foram executados diante de uma mesquita, no momento em que centenas de fiéis deixavam o local, por homens vestidos com o uniforme das Brigadas Ezedin al-Qasam, braço armado do Hamas, segundo testemunhas.

Outros 11 "colaboracionistas" foram executados perto da sede da polícia no centro de Gaza, informaram testemunhas e o site Majd, ligado ao Hamas. Mais um foi executado em uma praça próxima.

As execuções aconteceram um dia depois de uma série de duros golpes impostos pelo exército israelense ao movimento que controla a Faixa de Gaza.

Israel e o Hamas retomaram as hostilidades na terça-feira à noite. O primeiro ataque da aviação israelense teve como alvo um edifício de Gaza e matou a mulher e dois filhos do líder das Brigadas Al-Qasam, Mohamed Deif, que teria sobrevivido ao bombardeio.

No entanto, três companheiros de Deif no comando do Hamas morreram na quinta-feira em um ataque em Rafah, na fronteira com o Egito.

Em resposta, as brigadas de Al-Qasam ameaçaram dobrar o número de lançamentos de foguetes.

O Hamas investiga outros possíveis traidores. O site Majd informava nesta sexta-feira que a "resistência", termo utilizado para designar os grupos armados que lutam contra Israel em Gaza, "reforçou a luta contra a colaboração com o inimigo que comete assassinatos".

De acordo com o portal, que não cita o nome de nenhum dirigente da força de segurança em Gaza, as execuções desta sexta-feira aconteceram após um "procedimento judicial".

A ONG Human Right Watch indica que o Hamas executou mais de 30 "colaboracionistas" durante e depois da ofensiva israelense de 2008/2009.

Quatro palestinos mortos

Pelo menos quatro palestinos morreram nesta sexta-feira em dois ataques aéreos israelenses na Faixa de Gaza, segundo o porta-voz dos serviços de emergência do território, Ashraf al-Qodra.

Quase 2.090 palestinos morreram desde o início da ofensiva militar israelense, em 8 de julho, contra o movimento islamita Hamas, que controla a Faixa de Gaza.

No lado israelense, 64 soldados - cinco deles por "fogo amigo" - e três civis - dois israelenses e um tailandês - morreram no mesmo período.

As negociações indiretas entre Israel, que exige a desmilitarização do território palestino, e o Hamas, que pede o fim do bloqueio imposto à Faixa desde 2006, estão "mortas", anunciou o Hamas na quarta-feira.

Mas o emir do Catar, Tamim bin Hamad al-Thani, reuniu nesta sexta-feira em Doha pela segunda vez em 24 horas o presidente palestino, Mahumd Abbas, e o líder do movimento islamita no exílio, Khaled Meshaal.

O governo israelense busca o apoio diplomático dos Estados Unidos ante a resolução do Conselho de Segurança da ONU que está sendo preparada por Grã-Bretanha, França e Alemanha.

O texto pede um cessar-fogo imediato e duradouro, assim como a suspensão do bloqueio israelense.

Também propõe um mecanismo para vigiar o cessar-fogo e supervisionar a entrada de produtos em Gaza, em resposta às preocupações de segurança de Israel.

A nota pede ainda o retorno do controle de Gaza à Autoridade Palestina de Abbas, expulsa do território em 2007 pelo Hamas, que um ano antes venceu as eleições legislativas.

O texto estipula a suspensão das restrições econômicas e humanitárias a Gaza para permitir um grande esforço de reconstrução.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)