(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Caminhões russos com ajuda humanitária atravessam a fronteira com a Ucrânia


postado em 22/08/2014 06:22

Os primeiros 10 caminhões do comboio humanitário russo atravessaram nesta sexta-feira a fronteira ucraniana e alcançaram a zona de trânsito alfandegária.

Moscou havia anunciado alguns minutos a decisão de enviar para Lugansk, leste da Ucrânia, o comboio, que estava estacionado perto da fronteira há mais de uma semana, por considerar que todos os "pretextos" para novos adiamentos haviam se esgotado.

"Todos os pretextos destinados a retardar a entrega de ajuda às zonas em situação de catástrofe humanitária se esgotaram. A Rússia decidiu agir. Nosso comboio com ajuda humanitária está seguindo para Lugansk", afirma um comunicado do ministério das Relações Exteriores.

Os primeiros caminhões do comboio foram inspecionados na quinta-feira pelos guardas de fronteira e agentes ucranianos da alfândega, um procedimento indispensável para que o Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) possa distribuir a ajuda à população.

As autoridades ucranianas temem desde o início que o comboio, de quase 300 veículos, seja atacado pelos insurgentes e sirva de pretexto para uma intervenção russa. Kiev advertiu que a entrega da ajuda só aconteceria com "garantias".

Moscou respondeu que "todas as garantias indispensáveis foram apresentadas" e que o itinerário previsto do comboio foi verificado pelo CICV.

Mas nesta sexta-feira, uma fonte do CICV afirmou à agência russa Interfax que a organização ainda não dispõe de garantias de segurança.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)