(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Jornalista detida em maio é libertada sob fiança no Irã


postado em 21/08/2014 07:01

A jornalista iraniana Saba Azarpeyek, colaboradora de vários jornais considerados próximos aos reformadores, foi libertada sob fiança depois de quase três meses de detenção, anunciou nesta quinta-feira seu advogado.

Azarpeyk foi libertada na noite de quarta-feira depois de pagar 2 bilhões de riais (65.000 dólares), segundo a decisão do procurador a cargo de crimes relacionados à cultura e à imprensa, disse Mahmud Alizadé Tabatabaié à agência oficial Irna.

É acusada de "propaganda contra o regime", acrescentou o advogado.

A jornalista, que já havia sido presa em janeiro de 2013 antes de ser libertada algumas semanas mais tarde, foi detida no dia 28 de maio em sua casa. Cobria a atualidade parlamentar para vários jornais, entre eles o grande jornal reformador Etemad.

O presidente moderado Hassan Rohani mostrou-se disposto a aceitar uma maior liberdade de imprensa, mas enfrenta a oposição da Autoridade judicial, controlada por conservadores.

Desde a eleição de Rohani, em junho de 2013, vários jornais reformadores foram fechados definitivamente. Intelectuais próximos a esta corrente também foram condenados à prisão por ações contra a segurança nacional e propaganda contra o regime.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)