(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Arianespace lançará 12 novos satélites para acelerar implantação do Galileo


postado em 21/08/2014 06:52

O operador europeu Arianespace anunciou nesta quinta-feira o lançamento de 12 novos satélites "para acelerar a implantação" do Galileo, que deve permitir à Europa lançar seu sistema de navegação para competir com o GPS americano.

A partir de 2015 três lançadoras Ariane 5 lançarão 12 novos satélites Galileo, anunciou a empresa Arianespace em um comunicado após a assinatura na Guiana Francesa de um contrato da Agência Espacial Europeia (ESA).

Estes 12 novos satélites, que formam parte da constelação de 22 satélites do programa construído pelo grupo alemão OHB System aliado ao britânico Surrey Satellite Technology Ltd, serão colocados "em órbita circular a 22.522 km de altitude através de uma combinação de cinco foguetes portadores Soyuz (dois satélites por lançamento) e de três Ariane 5 ES (quatro satélites por lançamento)", declarou a Arianespace.

"Com sua lançadora pesada Ariane 5 ES, a Arianespace oferece a solução mais adaptada para acelerar a implantação do conjunto da constelação Galileo", declarou o presidente da Arianespace, Stéphane Israel, citado em um comunicado.

O anúncio foi feito horas antes do lançamento nesta quinta-feira de dois novos satélites Galileo desde a Guiana francesa, que marcam uma etapa importante do projeto europeu: Galileo Sat-5 e Sat-6 serão lançados a partir do Centro Espacial de Kuru (Guiana Francesa) às 12h31 GMT (09h31 de Brasília) a bordo de um foguete Soyuz.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)