(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Polícia detém 47 pessoas em primeira manifestação pacífica em Ferguson

Cidade norte-americana é palco de confrontos há 10 dias, desencadeados pela morte de um jovem negro por um policial


postado em 20/08/2014 09:41 / atualizado em 20/08/2014 09:58

A polícia norte-americana anunciou nesta quarta-feira ter detido 47 pessoas durante a noite, em Ferguson, no estado de Missouri, palco há dez dias de confrontos desencadeados pela morte de um jovem negro por um policial.

A polícia apreendeu três armas que estavam com pessoas que participavam da primeira manifestação pacífica, nos últimos dez dias, informou o capitão da polícia Ron Johnson, responsável pelas operações de manutenção da ordem.

No fim do protesto, iniciado nessa terça-feira (19) à noite, e que decorria de forma pacífica, os manifestantes atiraram garrafas de água e urina contra a polícia, levando à intervenção dos agentes, disse.


"À 1h local, tínhamos detido 47 pessoas", acrescentou Johnson, em entrevista.

Ele destacou que, ao contrário de um protesto na segunda-feira (18) à noite, os manifestantes não dispararam contra a polícia e os agentes evitaram usar granadas de gás lacrimogêneo para dispersar a concentração. "Hoje, assistimos a uma dinâmica diferente", disse.

Em 9 de agosto, um agente da polícia, identificado como Darren Wilson, matou a tiros Michael Brown, de 18 anos. Testemunhas do incidente disseram à imprensa local que Brown e um amigo caminhavam pelo meio de uma rua, quando a polícia os mandou parar.

De acordo com a edição de segunda-feira do jornal The New York Times, a autópsia feita pelas autoridades locais indicou que Brown foi atingido por seis tiros.

O procurador-geral dos Estados Unidos, Eric Holder, pediu uma segunda autópsia, federal, “devido às circunstâncias extraordinárias em torno do caso e ao pedido da família de Brown" e prometeu uma investigação transparente, completa, justa e independente.

Os protestos e a violência começaram no dia seguinte, quando grupos de pessoas fizeram uma vigília no local em que o jovem foi morto.

Uma semana depois, o governador do estado, Jay Nixon, decretou estado de emergência e o recolher obrigatório para proteger a população.

Com Agência Brasil


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)