(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Islândia retira população em torno do vulcão Bardarbunga


postado em 19/08/2014 23:52

Um dos maiores vulcões da Islândia, o Bardarbunga, seguia ativo nesta terça-feira, pelo quarto dia consecutivo, o que levou as autoridades islandesas a decretar a evacuação da área, informaram as autoridades locais.

A Defesa Civil determinou às polícias de Husavik e Seydisfjördur "que fechem os portos e evacuem a região ao norte de Vatnajökull diante da atividade sísmica no Bardarbunga".

O número de habitantes afetados pela medida não foi informado.

Os serviços de emergência decretaram o "estado de alerta", após o instituto meteorológico islandês elevar, na segunda-feira, para "laranja" o nível de alerta para a aviação, o que corresponde a uma "agitação alta ou em aumento, com maior possibilidade de erupção".

O nível seguinte é o vermelho, quando uma erupção começa.

O Bardarbunga é um imenso vulcão localizado em uma geleira no sul do país.

Se entrar em erupção, os cientistas o consideram suficientemente perigoso para afetar o tráfego aéreo no norte da Europa e no Atlântico Norte e provocar grandes danos na Islândia, principalmente inundações pelo derretimento das geleiras.

O instituto meteorológico registrou 2.600 terremotos, de magnitude de até 4,5, em quator dias, devido à atividade do vulcão.

Mas Bryndis Brandsdottir, geofísico da Universidade da Islândia, indicou nesta terça-feira pela televisão que, segundo as últimas indicações, o magma não parece estar perto da superfície. Estaria entre "três a sete quilômetros" abaixo da superfície, acrescentou este especialista.

Em 2010, a erupção do vulcão Eyjafjallajökull provocou o maior fechamento do espaço aéreo decretado na Europa em tempo de paz, com mais de 100.000 voos cancelados em um mês e mais de oito milhões de passageiros bloqueados.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)