(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Jihadistas destroem mesquita xiita iraquiana e executam muezim


postado em 15/08/2014 11:52

Jihadistas explodiram nesta sexta-feira um lugar de culto xiita e executaram publicamente o muezim (que anuncia as orações) da cidade de Jalawla, ao norte de Bagdá, indicaram testemunhas e o chefe da polícia regional.

Insurgentes sunitas do grupo ultrarradical islâmico do Estado Islâmico (EI) prenderam o muezim, responsável pelo chamado à oração muçulmana, antes de destruírem o "husseiniyah" (local de culto xiita) de Jalawla, segundo o chefe da polícia.

"Em seguida, eles espancaram o homem em frente à mesquita", acrescentou o oficial da província de Diyala, caracterizada pela sua população mista compreendendo xiitas e sunitas. Testemunhas confirmaram a execução.

Os jihadistas haviam tomado na segunda-feira esta cidade localizada 130 km ao norte de Bagdá, após dois dias de combates com as forças curdas peshmergas, que perderam 10 homens.

Na localidade de Sayed Ahmad, ao norte de Jalawla, os jihadistas também executaram seis policiais, segundo as mesmas fontes.

Desde o início de sua ofensiva, lançada em 9 de junho, os jihadistas do IE tomaram o controle de grandes porções do território no norte, centro e oeste do Iraque.

As forças do governo mostraram-se incapazes de frear os avanços dos jihadistas, sendo, em algumas cidades, substituídas pelos peshmergas tinha então substituído.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)