(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Governo britânico teria alterado dados sobre Jean Charles na Wikipedia

Mudanças nas informações retiravam dados sobre a morte do brasileiro em Londres


postado em 07/08/2014 10:16 / atualizado em 07/08/2014 11:53

As informações na Wikipedia sobre Jean Charles de Menezes, o eletricista brasileiro morto pela polícia britânica ao ser confundido com um terrorista em 22 de julho de 2005, em Londres, foram alteradas a partir de um computador do governo britânico.

Um porta-voz da campanha "Justiça para Jean" afirmou nesta quinta-feira que uma seção que criticava a Comissão Independente de Denúncias sobre a polícia, que cuida dos esclarecimentos dos abusos policiais cometidos e que investigou a morte de Jean Charles, desapareceu da página por obra de um editor anônimo que fez as mudanças a partir de um computador do governo britânico.

"O governo leva muito a sério estes casos", afirmou um porta-voz do Executivo ao Channel 4 em resposta às acusações. "Recentemente recordamos aos funcionários suas responsabilidades sob o Código do Serviço Civil e nos ocuparemos de qualquer infração do código".

Segundo a imprensa britânica, em 2006 e 2008 a página já sofreu mudanças a partir de computadores de funcionários que menosprezavam a figura do brasileiro de 27 anos, assegurando, respectivamente, que havia consumido drogas ou que sua situação no país era irregular, todas informações falsas.

Duas semanas depois dos atentados de 7 de julho de 2005 contra o transporte público londrino, que deixaram 52 mortos e mais de 700 feridos outros extremistas tentaram repetir a matança, o que levou à morte por engano de Jean Charles, quando ele entrava no metrô e foi confundido pela polícia com um dos autores do atentado fracassado.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)