(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Brasil e Colômbia pesquisam provável menor felino das Américas


postado em 01/08/2014 21:40

Cientistas brasileiros e colombianos estudam se um pequeno felino parecido com um leopardo é uma espécie diferente de outra que existe na Amazônia.

O animal investigado habita as montanhas dos Andes e da América Central e, recentemente, foi encontrado nos montes orientais de Bogotá.

"Achamos que é uma espécie distinta, mas ainda estamos desenvolvendo a investigação, que é um processo longo. Talvez no final deste ano, ou no início do próximo, possamos ter resultados", disse à AFP o biólogo José González-Maya, que integra a equipe de pesquisadores.

González-Maya disse que o animal, do tamanho de um gato e com manchas como as de um leopardo, seria o menor felino da América.

Segundo o grupo de especialistas, integrado por cientistas da organização ambiental ProCAT Colômbia/Internacional e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), esse animal seria uma espécie diferente de outro bem parecido, mas que mora nos bosques tropicais amazônicos.

González-Maya explicou que ainda estão sendo estudados "os marcadores moleculares que diferenciam uma espécie da outra".

Segundo um informe da associação ecológica Bogotá Diversa, esse animal, descrito pela primeira vez em 1775, é uma das espécies menos conhecidas da Colômbia e, em geral, um dos felinos menos estudados do mundo.

O "Leopardus trigrinus" foi encontrado a apenas um quilômetro das zonas habitadas da capital colombiana, contou González-Maya.

É um animal muito difícil de investigar por ser uma espécie rara, de hábitos solitários e noturnos, que costuma ser encontrado em territórios de baixa densidade populacional.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)