(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Israel e Hamas acertam trégua de 72 horas

A informação foi divulgada pelo secretário de Estado americano, John Kerry


postado em 31/07/2014 18:55 / atualizado em 31/07/2014 20:47

Trégua tem caráter humanitário e deve durar até a próxima segunda-feira(foto: SAID KHATIB / AFP)
Trégua tem caráter humanitário e deve durar até a próxima segunda-feira (foto: SAID KHATIB / AFP)

Israel e o Hamas acertaram uma trégua de 72 horas na Faixa de Gaza, informou na manhã desta sexta-feira o secretário-americano de Estado, John Kerry, em Nova Delhi. O porta-voz Fawzi Barhoum confirmou que "o Hamas e todos os movimentos da Resistência (palestina) aceitaram o cessar-fogo humanitário, que será respeitado por todos os movimentos se a outra parte (Israel) assim o fizer".

Kerry, que visita a Índia, revelou que os dois lados observarão o cessar-fogo a partir das 8h local (5h Brasília) desta sexta, quando iniciarão as negociações no Cairo. "Durante este tempo as forças em terra permanecerão em seus lugares", afirmou o secretário.

O anúncio informou ainda que o cessar-fogo serve, principalmente, para que os civis sejam poupados da violência. Durante este período, os feridos poderão receber ajuda humanitária e terão tempo de velar os mortos. A trégua também servirá para reestocar alimentos e reparar danos no fornecimento de água e energia.

Kerry acrescentou que Israel manterá suas operações "defensivas" contra os túneis do Hamas durante a trégua humanitária com operações "atrás de suas linhas" definidas durante o conflito.

Uma autoridade palestina na Faixa de Gaza, que pediu para não ser identificada, disse à AFP que uma delegação de negociadores palestinos seguirá na manhã de sexta-feira para o Cairo, após o início do cessar-fogo, "para discutir uma trégua e colocar as demandas de todas as facções palestinas sobre a mesa".

A delegação será integrada por lideranças da Organização para a Libertação da Palestina (OLP) - incluindo Saeb Erakat e Azzam al-Ahmad -, membros da cúpula política do Hamas - entre eles Khalil al-Haya e Imad al-Alami - e o líder da Jihad Islâmica na Faixa de Gaza, Khaled el-Batsh.

Frank Lowenstein, emissário americano para o Oriente Médio, confirmou que israelenses e palestinos se encontrarão nesta sexta-feira, no Egito, para iniciar as discussões após a entrada em vigor do cessar-fogo.

Desde o início do conflito, no dia 8 de julho, 1.435 palestinos morreram, sendo a maioria civis. No mesmo período, morreram 56 soldados e 3 civis em Israel.


Com informações da AFP


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)