(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Congressistas republicanos querem processar Obama por abuso de poder


postado em 30/07/2014 21:55

A Câmara de Representantes dos Estados Unidos, controlada pelo Partido Republicano, de oposição, autorizou nesta quarta-feira a abertura de um processo judicial contra o presidente Barack Obama por abuso de poder.

O procedimento é incomum e foi classificado de eleitoreiro pelos democratas.

Por 225 votos contra 201, a Câmara aprovou uma resolução que autoriza o presidente da Casa, o republicano John Boehner, a iniciar um procedimento judicial contra o presidente. Obama é acusado de ter violado suas responsabilidades constitucionais por não aplicar fielmente a lei de reforma do sistema de Saúde, de 2010.

Todos os democratas votaram contra.

Os correligionários de Obama apontam a contradição da acusação, já que os próprios republicanos são contrários a essa reforma, apelidada de "Obamacare".

"O presidente Obama se excedeu em seus poderes constitucionais, e é responsabilidade da Câmara de Representantes defender a Constituição", explicou Boehner, em artigo publicado na segunda-feira.

O futuro do procedimento da Câmara é incerto, porque a Justiça se mostrou até agora reticente a arbitrar os conflitos entre os Poderes Executivo e Legislativo.

Nos últimos dias, os aliados democratas do presidente afirmaram que o objetivo republicano é, na realidade, o "impeachment" de Barack Obama, um destino reservado a presidentes acusados de crimes graves, como o também democrata Bill Clinton. Mas os líderes republicanos negam que essa seja sua intenção real.

"Em vez de apresentar uma ação contra mim, porque estou fazendo meu trabalho, quero que o Congresso cumpra o seu e faça a vida dos americanos que o elegeram um pouco melhor", atacou Obama, nesta quarta, durante uma reunião no estado do Missouri.

"Parem de fazer teatro!", completou o presidente.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)