(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Israel faz cessar-fogo humanitário nesta quarta

Nesta quarta-feira, aviões israelenses atingiram dezenas de locais em Gaza, dentre eles cinco mesquitas e provocando pelo menos 67 mortes


postado em 30/07/2014 09:40 / atualizado em 30/07/2014 11:46

Palestinos trabalham buscando vítimas de ataque aéreo israelense em escombros de prédio destruído em Gaza(foto: AFP PHOTO/ SAID KHATIB )
Palestinos trabalham buscando vítimas de ataque aéreo israelense em escombros de prédio destruído em Gaza (foto: AFP PHOTO/ SAID KHATIB )

Israel vai observar um cessar-fogo humanitário nesta quarta-feira das 09h00 às 13h00 (horário de Brasília) na Faixa de Gaza, informou o exército em um comunicado. O porta-voz do Hamas, Sami Abu Zuhri, declarou porém que a medida israelense não tem qualquer "valor" porque exclui áreas fronteiriças de onde o grupo quer retirar feridos.

"O exército autorizou uma trégua temporária na Faixa de Gaza. Esta trégua será aplicada das 15h00 às 19h00 (hora local) e não será aplicada às zonas onde os soldados estão atualmente engajados em operações", afirma o texto, divulgado após o ataque a uma escola da Organização das Nações Unidas (ONU), que deixou 15 mortos e 90 feridos.

O exército também pede que "os habitantes não voltem às zonas em que há uma ordem de evacuação" e adverte que responderá a "qualquer tentativa de atentar contra soldados ou civis israelenses".

Ao menos 67 palestinos morreram nesta quarta-feira até o meio-dia na Faixa de Gaza nos bombardeios e ataques israelenses, elevando o número de vítimas desde o início da ofensiva, em 8 de julho, a 1.296 palestinos mortos e 7.200 feridos.

Entre as 67 vítimas fatais desta quarta-feira figuram 16 refugiados do campo de Jabaliya que morreram quando os morteiros disparados por um tanque atingiram uma escola da ONU, indicaram os socorristas. A escola abrigava mais de 3 mil palestinos, informou a ONU em comunicado. Foi o segundo ataque fatal contra um abrigo da instituição nas três semanas de ofensiva no território costeiro. O Exército israelense afirmou que morteiros haviam sido disparados de um lugar perto da escola e que os soldados dispararam de volta.

Pouco antes de o cessar-fogo entrar em vigor, sirenes advertindo sobre o disparo de foguetes do Hamas foram ouvidas em várias comunidades do sul de Israel.

O número total de palestinos mortos desde o início dos confrontos, em 8 de julho, subiu para 1.284, disse Al-Kidra. Mais de 1.700 palestinos ficaram feridos. Israel perdeu 53 soldados e três civis.

Com agências


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)