(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Argentina e fundos especulativos permanecem sem acordo


postado em 30/07/2014 01:10

A Argentina e os fundos especulativos não chegaram a um acordo para uma saída negociada do litígio envolvendo a dívida do país e continuarão discutindo na quarta-feira, anunciou na noite desta terça o ministro argentino da Economia, Axel Kicillof, após uma reunião em Nova York.

"A reunião prosseguirá amanhã, mas ainda não sabemos a que hora. Seguimos trabalhando com toda a seriedade que exige a questão", disse Kicillof à imprensa na porta do escritório do mediador judicial Dan Pollack, a menos de 24 horas de um possível "default" da Argentina.

Kicillof, que chegou na tarde desta terça-feira em Nova York, admitiu que tinha "pouco para comunicar (...) sobre os resultados (...), mas estamos trabalhando forte".

O governo argentino tem até quarta-feira, dia 30 de julho, para chegar a um acordo com os fundos "holdouts", que obtiveram a sentença favorável do juiz Thomas Griesa para receber ao mesmo tempo que os credores que renegociaram a dívida em 2005 e 2010.

A Argentina pretende acertar o pagamento aos fundos "holdouts", totalizando 1,33 bilhão de dólares, para depois de 2 de janeiro de 2015. A ideia é o juiz Griesa suspender a aplicação de sua decisão até 1º de janeiro, prazo em que expira a cláusula Rufo, que obriga o país a equiparar credores que aceitaram as propostas de reestruturação da dívida com qualquer outro credor que receba melhor tratamento.

No dia 26 de junho, a Argentina depositou pagamentos no valor de 539 milhões de dólares aos credores da dívida reestruturada, mas o juiz Griesa bloqueou o dinheiro depositado em Nova York, o que pode provocar uma moratória nas próximas 24 horas.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)