(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Bombardeio israelense deixa única central elétrica de Gaza fora de funcionamento

Além da falta crônica de água, o reduto palestino, submetido desde 2006 a um bloqueio imposto por Israel, sofre grandes problemas de fornecimento de eletricidade


postado em 29/07/2014 10:02 / atualizado em 29/07/2014 10:08

Bombeiro palestino tenta apagar incêndio na central elétrica de Gaza(foto: REUTERS/Mohammed Salem)
Bombeiro palestino tenta apagar incêndio na central elétrica de Gaza (foto: REUTERS/Mohammed Salem)

A única central elétrica da Faixa de Gaza ficou fora de funcionamento após os bombardeios do exército israelense, anunciou nesta terça-feira o diretor-adjunto da autoridade de Energia do reduto palestino. A informação foi confirmada pela companhia distribuidora de energia elétrica na região. Segundo as autoridades, até o momento não há vítimas no local.


"A única central elétrica de Gaza ficou fora de funcionamento após um bombardeio israelense na noite passada, que danificou o gerador de vapor, antes de atingir as reservas de combustível que se incendiaram", declarou Fathi al-Sheikh Jalil. Foram declarados grandes incêndios no setor da central (no centro do território palestino), impedindo o acesso dos veículos de auxílio, constatou um jornalista da AFP. Esta usina fornece cerca de 30% do consumo de eletricidade de Gaza.

Além disso, segundo Fathi al-Sheikh Jalil, "cinco das dez linhas elétricas provenientes de Israel para abastecer a Faixa de Gaza foram atingidas pelos bombardeios israelenses, e os serviços de manutenção não conseguem ter acesso à zona para consertá-las".De acrodo com Jamal Dardasawi, porta-voz da empresa de energia, as bombas atingiram um dos três tanques na planta que atualmente armazena combustível. A Faixa de Gaza já convive com racionamento de energia, que está disponível por cerca de três horas por dia. Com o ataque, o governo da Palestina será obrigado a reduzir o consumo ainda mais.

 

Com agências 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)