(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Israel alerta para conflito prolongado em Gaza

Ataques a campo de refugiados e ao maior hospital de Gaza marcam retomada de combates intensos. Mortes aumentam


postado em 29/07/2014 07:00 / atualizado em 29/07/2014 07:42

(foto: MAHMUD HAMS / AFP)
(foto: MAHMUD HAMS / AFP)

A rápida e frágil trégua humanitária entre Israel e os militantes palestinos cedeu espaço a uma série de ataques letais mútuos e ao temor de uma investida ainda maior contra a Faixa de Gaza. Em declaração à nação, o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, alertou que a guerra poderá se alongar e defendeu a desmilitarização do enclave árabe. “Precisamos estar preparados para uma campanha prolongada. Vamos continuar a agir com força e com cuidado até que nossa missão esteja cumprida”, declarou o premiê, que prometeu neutralizar os “túneis de terror”, em referência aos locais usados pelo Hamas para contrabando de armas. Moradores do território palestino receberam mensagens e ligações telefônicas das Forças de Defesa de Israel (IDF, pela sigla em inglês), por meio das quais aconselhavam que fugissem para a Cidade de Gaza, desocupando localidades fronteiriças. Jornalistas estrangeiros foram advertidos a não abandonarem seus hotéis. No início da madrugada de hoje (hora local), explosões e sinalizadores iluminavam o céu de Gaza.

O feriado de Eid al-Fitr, que marca o fim do mês sagrado do Ramadã, foi sangrento. Crianças do campo de refugiados de Al-Shati brincavam em um parquinho improvisado na localidade, às margens do Mar Mediterrâneo, na parte Norte de Gaza. Por volta das 17h30 (11h30 em Brasília), um foguete atingiu o local, matando oito crianças e dois adultos. Pouco tempo depois, o Al-Shifa, maior hospital da Faixa de Gaza e para onde os mortos e feridos em Al-Shati foram levados, foi alvo de explosões. Um porta-voz do Ministério da Saúde da Autoridade Nacional Palestina afirmou que o terceiro andar do prédio – ocupado por uma unidade de tratamento intensivo e por salas de cirurgia – foi atingido. Ao menos duas pessoas ficaram feridas.

A dona de casa Sally Idwedar, de 30 anos, precisou sair de casa para abastecer a despensa e ouviu de perto a explosão no hospital. Depois de comprar pães perto do Al-Shifa, ela escutou um forte estrondo e foi jogada pelo marido dentro de um táxi. O ataque ocorreu no momento em que carros e táxis chegavam do campo de refugiados de Al-Shati. “Os veículos traziam corpos ensanguentados. Meu Deus! Não posso me esquecer disso. Eram tão pequenos”, relatou.

MORTEIROS O Exército israelense insistiu que morteiros do movimento fundamentalista islâmico Hamas atingiram os dois alvos, mas militantes citados pela TV Al-Jazeera disseram ter coletado estilhaços que comprovariam a origem israelense da munição. “Terroristas em Gaza dispararam foguetes contra Israel. Um deles atingiu o Hospital Al-Shifa e o outro o campo de refugiados de Al-Shati”, publicou as IDF em seu perfil no Twitter. Segundo Israel, mais de 200 morteiros disparados de Gaza caíram no território palestino desde o início da operação Margem Protetora, em 8 de julho.

Foguetes lançados por palestinos contra o Conselho Regional de Eshkol, na fronteira com o enclave palestino, mataram quatro soldados israelenses – em um primeiro momento, foi divulgado que as vítimas eram civis. Combatentes do Hamas usaram um túnel para invadir a vila de Nahal Oz, na manhã de ontem. Segundo relatos, cinco militantes teriam sido mortos. O Hamas anunciou ter matado 10 soldados inimigos. Israel confirmou a morte de cinco militares ontem, o que eleva para 48 o total de baixas militares. O número é o mais expressivo desde a guerra contra o Hezbollah libanês em 2006, quando 121 soldados morreram. Desde 8 de julho, 1.092 palestinos foram mortos – na madrugada de hoje, sete pessoas, incluindo cinco mulheres e uma criança, não resistiram a um bombardeio contra a cidade de Rafah.

IRRITAÇÃO O secretário de Estado americano, John Kerry, que tentou articular um cessar-fogo na última semana, foi alvo de críticas israelenses. “É um amigo de Israel, mas com amigos assim é preferível, às vezes, negociar com inimigos”, ironizou o editorialista do jornal Yediot Aharonot, Nahum Barnéa. Descontentes com a proposta de Kerry, autoridades e jornalistas classificaram o documento apresentado por ele de “pró-Hamas”.

“Simplesmente não é a forma como aliados tratam um ao outro”, rebateu a porta-voz do Departamento de Estado, Jen Psaki. A conselheira de Segurança Nacional, Susan Rice, reforçou o posicionamento, dizendo que o governo Obama ficou “consternado” com as distorções sobre o trabalho de Kerry. O episódio pode estremecer as relações do Estado judeu com os EUA.

Pedidos de um “cessar-fogo humanitário imediato e incondicional” foram reforçados durante uma reunião do Conselho de Segurança das Nações, em Nova York. A pressão irritou Netanyahu, que telefonou para o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon. O premiê criticou o texto que, segundo ele “relata as necessidades de um grupo de assassinos terroristas que ataca civis israelenses e não tem respostas para as necessidades de Israel”. Ban destacou que os moradores de Gaza estão cercados e não têm para onde fugir.

Kenneth Roth, diretor-geral da organização não-governamental Human Rights Watch, afirmou que Israel tem o direito a se defender dos foguetes do Hamas, "mas deve fazê-lo de modo consistente com as leis de guerra". Segundo ele, as graves violações das leis de guerra “estão por trás dos desproporcionalmente altos índices de mortes civis entre moradores de Gaza”.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)