(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

EUA afirma que Rússia violou tratado sobre armas ao testar míssil


postado em 28/07/2014 23:25

Os Estados Unidos concluíram que a Rússia violou o tratado de controle de armas firmado entre os dois países em 1987 ao testar um míssil de cruzeiro lançado de terra, informou nesta segunda-feira um alto funcionário americano.

A denúncia figura em um relatório que concluiu que a Rússia violou o Tratado de Forças Nucleares de Médio Alcance, que proíbe a posse e a produção de mísseis de cruzeiro de alcance entre 500 km e 5.500 km, revelou o funcionário à AFP.

O presidente Barack Obama enviou uma carta a seu homólogo russo, Vladimir Putin, para tratar de um assunto considerado muito sério.

Washington estava preparado para discutir a questão com Moscou de maneira imediata e em alto nível, destacou o funcionário.

Em janeiro, a porta-voz do departamento de Estado Jen Psaki revelou que os Estados Unidos haviam manifestado sua preocupação a Moscou, após um relatório publicado no The New York Times afirmando que a Rússia estava testando um novo míssil de cruzeiro lançado da terra desde 2008.

Segundo o mesmo relatório, um alto funcionário do departamento de Estado insistiu sobre o tema com os russos a partir de maio de 2013.

O Tratado das Forças Nucleares de Médio Alcance, firmado pelos presidente Ronald Reagan e Mikhail Gorbachov, eliminou o uso de mísseis balísticos e de cruzeiro de médio alcance lançados de terra, tando convencionais como nucleares.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)