(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Em 2014, mais de 700 pessoas morreram em acidentes aéreos

A Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) afirmou nesta sexta-feira que fará todo o possível para melhorar a segurança aérea


postado em 25/07/2014 11:37 / atualizado em 25/07/2014 15:56

Foto dos destroços do avião da Air Algerie, que caiu em Mali(foto: AFP/EPCAD)
Foto dos destroços do avião da Air Algerie, que caiu em Mali (foto: AFP/EPCAD)
Com três catástrofes em uma semana e mais de 700 mortos nos sete primeiros meses, o ano de 2014 tem sido um dos mais complicados para o transporte aéreo comercial, depois de 2013 ter batido um recorde em termos de segurança nesse setor.

A Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) afirmou nesta sexta-feira que fará todo o possível para melhorar a segurança aérea, que é sua "prioridade número um".

Relembre as catástrofes aéreas registradas em 2014:

8 de março: o mistério do voo MH 370

Atualmente, um dos maiores mistérios da aviação civil: no dia 8 de março, um Boeing 777 que fazia o voo MH370 da companhia aérea Malaysia Airlines decola de Kuala Lumpur com destino a Pequim com 12 tripulantes e 227 passageiros, incluindo 153 chineses, a bordo. Após 50 minutos, o avião desaparece das telas do radar.

A investigação estabeleceu que o avião se desviou de sua rota para oeste quando estava entre a Malásia e o Vietnã, sobrevoou a Malásia em direção ao estreito de Malaca e depois o Oceano Índico>

Especialistas acreditam que o avião tenha caído no mar no sul do Oceano Índico. Nenhum vestígio foi encontrado, apesar das intensas operações de busca a Oeste da Austrália.

17 de julho: a maldição da Malaysia Airlines

veja imagens do acidente


Outro Boeing 777 da Malaysia Airlines cai na região de Donetsk, no leste da Ucrânia, área devastada por três meses de conflito armado entre o governo em Kiev e os rebeldes pró-Rússia.

A bordo do avião estavam 298 pessoas, incluindo 193 holandeses, e todas morreram. O voo MH17 fazia a rota entre Amsterdã e Kuala Lumpur e, segundo os Estados Unidos, foi derrubado por um míssil terra-ar disparado da zona sob o controle dos rebeldes pró-russos. O avião caiu próximo à localidade de Grabove, não distante da fronteira russa.

A investigação internacional é dirigida pela OVV, a agência holandesa para a segurança aérea. As caixas-pretas do avião estão sendo analisadas no AAIB, o bureau britânico de investigação de acidentes aéreos, em Farnoborough, sudoeste de Londres.

23 de julho: acidente em pleno tufão em Taiwan

veja imagens do acidente


Um avião ATR 72-500 da companhia taiwanesa TransAsia Airways cai devido ao mau tempo na ilha de Penghu, na altura da costa ocidental de Taiwan, matando 48 pessoas. Outras dez sobrevivem.

O voo GE222 decolou da cidade de Kaohsiung (Sudoeste) e se dirigia às ilhas da Costa Oeste com 54 passageiros e quatro tripulantes. O avião caiu sobre várias casas nas proximidades do aeroporto de Magong após arremeter, quando a região era atingida pelo tufão Matmo, acompanhado por ventos violentos e fortes chuvas.

O avião certamente explodiu ao atingir o solo e estava em chama quando as equipes de resgate chegaram.


24 de julho: drama no Sahe

veja imagens do acidente


Um avião da Air Algerie, que partiu de Ugadugu rumo a Argel com 118 pessoas a bordo, entre elas 51 franceses e uma tripulação espanhola de seis membros, caiu no norte do Mali. O aparelho, fretado pela companhia espanhola Swiftair, foi localizado "desintegrado" na região de Gossi, no norte do Mali, próximo à fronteira com Burkina Fasso.


O modelo, um MD-83 da americana McDonnell Douglas, é um dos aviões mais vendidos da história da aviação civil. As causas do acidente parecem apontar para as condições meteorológicas, mas o ministro francês das Relações Exteriores, Laurent Fabius, não descartava qualquer hipótese até dispor de todos os elementos.


2013: o ano da segurança


Em matéria de segurança aérea civil, a série de incidentes nos primeiros sete meses de 2014 contrasta com o balanço de 2013: segundo a Agência Europeia de Segurança Aérea (Aesa), viajar de avião nunca foi tão seguro quanto no ano passado, apesar do número de viajantes em aumento constante no mundo, com mais de 3 bilhões de passageiros transportados.

Os dados reunidos pela agência baseada em Colônia (Oeste da Alemanha) apontam apenas 224 vítimas em todo o ano de 2013 em um total de 17 acidentes, o número mais baixo desde 2009 e muito inferior à média anual de 27 acidentes.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)