(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Familiares das vítimas de avião que caiu em Taiwan culpam autoridades


postado em 24/07/2014 11:46

Parentes das vítimas do avião que caiu na quarta-feira em Taiwan, matando 48 pessoas, criticaram nesta quinta-feira as autoridades por autorizar o voo, apesar do mau tempo.

O voo doméstico da companhia aérea TransAsia com 54 passageiros e quatro tripulantes a bordo caiu em Mangong, em uma ilha do arquipélago de Penghu. Dez pessoas sobreviveram ao acidente, o pior desastre aéreo em uma década no país.

Entre as vítimas estavam dois estudantes de medicina franceses, de acordo com o ministério das Relações Exteriores francês.

O ATR 72-500 voava entre Kaohsiung, no sudoeste de Taiwan, e as ilhas da costa oeste, onde se chocou contra duas casas perto do aeroporto de Magong, deixando cinco feridos em terra, segundo as autoridades.

O voo GE222 tentava aterrissar pela segunda vez, depois de abortar uma primeira tentativa devido ao mau tempo.

O tufão Matmo atingiu Taiwan na quarta-feira, fazendo ao menos nove feridos.

"A companhia aérea não deveria permitir que o avião decolasse com este mau tempo", declarou um homem de sobrenome Hsu à AFP, em frente ao necrotério de Penghu, com olhos e nariz vermelhos de tanto chorar.

Seu filho de 28 anos morreu no acidente.

"O tempo estava tão ruim e Taiwan ainda estava sob os efeitos do tufão, a aeronave não deveria ter decolado", assegurou por sua vez a filha do piloto, Lee Yi-liang, que também morreu, ao canal de notícias FTV.

As autoridades de Taiwan defenderam a decisão de permitir o voo.

"Muitos se perguntam por que o avião decolou durante um tufão. Mas de acordo com as informações que disponho, os dados meteorológicos correspondiam às exigências de segurança da aeronave", declarou à imprensa o ministro dos Transportes, Yeh Kuang-shih.

Dois aviões aterrissaram sem incidentes no aeroporto logo após o desastre, disseram as autoridades.

O capitão tinha 60 anos, 22 anos de experiência e 23 mil horas de voo.

Recuperação dos corpos

Nesta quinta-feira, mais de 100 agentes, incluindo bombeiros e soldados, trabalhavam na recuperação dos corpos e restos do avião espalhados.

Um homem de sobrenome Chen, que perdeu seis membros de sua família, incluindo seu irmão mais velho, no acidente, gritava com os funcionários da companhia aérea em Penghu.

"O que aconteceu com o avião e quais foram as causas? No mínimo, a companhia aérea deveria ter alguém no local para confortar a família", disse ao canal TVBS.

Próximo ao aeroporto, dezenas de parentes chegavam ao local de identificação das vítimas. Adultos, idosos e crianças choravam no salão funerário reservado. Alguns voluntários tentavam confortá-los.

Fotografias com os rostos das vítimas foram colocadas nas paredes para serem identificados.

A mãe de uma sobrevivente disse que recebeu um telefonema de sua filha. "Ela me disse: 'Mãe, meu avião caiu'. Ela contou que conseguiu sair da aeronave e encontrou um celular".

A TransAsia, maior companhia aérea privada de Taiwan, cobre rotas para a China, Japão, Cingapura, Coreia do Sul e Vietnã.

O último grande acidente envolvendo um avião civil em Taiwan remonta a maio de 2002. Um Boeing 747 da China Airlines com 225 pessoas a bordo caiu perto das ilhas Penghu. Não houve sobreviventes.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)