(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

ONU abre investigação sobre ofensiva israelense em Gaza

As Nações Unidas irão averiguar se o direito humanitário internacional foi violado, o que pode constituir crimes de guerra


postado em 23/07/2014 14:31 / atualizado em 23/07/2014 15:31

Quase 700 palestinos foram mortos desde o início da ofensiva israelense em Gaza, sendo a maioria deles mulheres e crianças. Na foto, fumaça sobe por entre os prédios do Bairros de Shejaiya, atacado novamente nesta quarta-feira(foto: MAHMUD HAMS / AFP)
Quase 700 palestinos foram mortos desde o início da ofensiva israelense em Gaza, sendo a maioria deles mulheres e crianças. Na foto, fumaça sobe por entre os prédios do Bairros de Shejaiya, atacado novamente nesta quarta-feira (foto: MAHMUD HAMS / AFP)

O Conselho de Direitos Humanos da ONU abriu nesta quarta-feira uma investigação sobre a ofensiva militar israelense em Gaza, que em pouco mais de duas semanas fez quase 700 mortos palestinos.

O Conselho adotou uma resolução que prevê esta investigação com 29 votos a favor (países árabes e muçulmanos, latino-americanos e africanos, assim como Rússia e China). Estados Unidos votou contra e os países europeus se abstiveram.

Anteriormente, a Alta Comissária da ONU para os Direitos Humanos, Navi Pillay, pediu uma investigação sobre possíveis crimes de guerra israelenses em Gaza, ao mesmo tempo em que denunciou ataques indiscriminados do movimento islamita palestino Hamas contra zonas civis de Israel.

"Existe uma alta possibilidade de que o direito humanitário internacional tenha sido violado, o que pode constituir crimes de guerra", disse Pillay, citando como exemplo a destruição de casas e os civis mortos na Faixa de Gaza, entre eles crianças.

A Alta Comissária pediu uma investigação sobre cada um destes crimes.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)