(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

'Costa Concordia' parte da Ilha de Giglio em direção a Gênova


postado em 23/07/2014 07:52

O navio "Costa Concordia", cujo naufrágio em janeiro de 2012 provocou a morte de 32 pessoas, partiu nesta quarta-feira da Ilha de Giglio pouco depois das 11h00 (06h00 de Brasília) em direção a Gênova, onde será desmantelado.

"O barco avança atualmente a uma velocidade de cerca de dois nós", 3,7 km por hora, afirmou Sergio Girotto, um dos engenheiros responsáveis pela operação de resgate em declarações à rede italiana SkyTG24.

Dois anos e meio depois de ter naufragado em frente à ilha toscana, o enorme cruzeiro de luxo, de 300 metros de comprimento e capacidade para mais de 4.000 passageiros, zarpou para sua última viagem com a proa voltada para o norte da península italiana.

Cerca de 1.500 habitantes da ilha comemoraram com aplausos, cantos e apitos a saída do chamado "Titanic do século XXI", enquanto os sinos das igrejas soavam em memória das vítimas do naufrágio.

O navio, que pesa 112.000 toneladas e flutua graças a 30 recipientes repletos de ar que o cercam e que cumprem a função de flutuadores, está sendo rebocado em direção ao porto de Gênova, 280 km ao norte, para ser demolido.

Cercado por 12 embarcações que vigiam a operação, o "Costa Concordia" deve chegar ao porto de Gênova no sábado, onde será completamente desmantelado.

"Tudo está se desenvolvendo como o previsto. É um grande dia para a Ilha de Giglio. Mas descansaremos apenas quando chegar a Gênova", declarou Nick Sloane, o sul-africano encarregado desta operação titânica, única na história naval.

Segundo a rota prevista, o navio passará a 25 km da ilha francesa de Córcega e das ilhas italianas Elba e Capraia, esta última na Sardenha.

Este percurso preocupa os habitantes da ilha francesa de Córcega, que temem o derramamento de líquidos tóxicos e de petróleo que ainda se encontram nos depósitos da embarcação.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)