(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Avião malaio pode ter sido abatido por erro, diz membro da inteligência americana

A fonte citou incidentes anteriores, em que tantos forças russas quanto americanas derrubaram voos comerciais por engano


postado em 22/07/2014 19:40 / atualizado em 22/07/2014 19:44

O voo MH17 da Malaysia Airlines pode ter sido derrubado por engano por separatistas ucranianos sem o treinamento adequado, afirmou nesta terça-feira um integrante da inteligência americana, que rejeitou as alegações de Moscou sobre uma suposta responsabilidade de Kiev no atentado.


As provas reunidas até o momento sugerem que os rebeldes pró-Rússia foram os responsáveis pelo lançamento do míssil terra-ar SA-11 que atingiu o avião comercial malásio. Mas ainda não está claro "quem o disparou", declarou um alto funcionário do serviço de inteligência americano, que pediu para não ser identificado.


"A explicação mais possível é que tenha sido um erro" e que o míssil foi disparado por "uma pessoa mal treinada", utilizando um sistema que requer destreza e treinamento, acrescentou.


A fonte citou incidentes anteriores, em que tantos forças russas quanto americanas derrubaram voos comerciais por engano.


Nos episódios citados, dois aviões de passageiros foram atacados. Em 1983, uma aeronave sul-coreana foi derrubada por um caça russo e, em 1988, forças navais americanas abateram um um avião iraniano.


Militares russos foram detectados no leste da Ucrânia, mas a inteligência americana não tem provas conclusivas de que os russos estivessem com a unidade SA-11 que disparou contra o avião.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)