(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Mais de 100 mil palestinos já se deslocaram em Gaza, diz ONU

Centenas de milhares de pessoas procuram abrigo junto às Nações Unidas


postado em 21/07/2014 16:52 / atualizado em 21/07/2014 17:29

Palestinos deixam suas casas com mochilas e sacolas em busca de abrigos(foto: Reprodução / Youtube)
Palestinos deixam suas casas com mochilas e sacolas em busca de abrigos (foto: Reprodução / Youtube)

Mais de 100 mil palestinos deixaram suas casas na Faixa de Gaza diante do grande número de mortes que a ofensiva militar israelense já acumula na região. No 13º dia de conflito entre Israel e o Hamas mais de 500 mortes foram contabilizadas, sendo a maioria de palestinos. "O número de pessoas que buscam refúgio com a Agência da ONU de Assistência aos Refugiados Palestinos (UNRWA) passou de 100.000 pessoas", indicou a ONU em um comunicado.

"Este é um momento decisivo para a ONU, porque o número de pessoas que buscam refúgio junto a nossos estabelecimentos é mais do que o dobro do número de deslocados durante o conflito em 2009", indicou o porta-voz da agência, Christopher Gunnes, que anunciou a abertura de mais 69 abrigos no enclave palestino.

A instituição calcula que cerca de US$ 60 milhões serão necessários para atender a demanda. De acordo com ela, a entrega de ajuda para as famílias começou no domingo, com a distribuição de 115 toneladas de itens, incluindo colchões, cobertores e kits de higiene. Mas entregas estão programadas para aterrizar em Amman, de onde o núcleo da ONU irá redistribuir os mantimentos. Ainda segundo a ONU, mais de 50 mil pessoas receberam ajuda emergencial nas últimas 24 horas.

Em um vídeo que registra o êxodo de palestinos, divulgado pela AFP, é possível ver famílias inteiras andando pelas ruas com mochilas e sacolas. Um jovem diz assustado ter recebido a informação de que casas e pessoas andando nas ruas estavam sendo feitas alvo de israelenses. “Nós não sabemos para onde ir”; diz. “Nós vamos para a escola da ONU, talvez eles possam nos ajudar”, completa.


Um outro homem conta que todas as pessoas da cidade onde mora deixaram suas casas. “Nós não sabemos como sair ou como ir para qualquer lugar. Quem pode nos ajudar? Ninguém, a não ser Deus. Existe uma conspiração contra nós”, afirma em desespero.

Esforços pelo cessar-fogo
O Conselho de Segurança da ONU voltou a defender que Israel e o Hamas aceitem termos para um cessar-fogo. Em comunicado à imprensa, o conselho disse estar inquieto pelo crescente número de fatalidades, em sua maioria crianças, mulheres e idosos. Nesta segunda-feira, autoridades médicas da Faixa de Gaza informaram que nove palestinos da mesma família, sendo sete crianças, morreram após um ataque aéreo da aviação israelense. As forças militares israelenses tiveram 18 baixas.

"A violência deve parar, deve parar imediatamente. O que temos visto nos últimos dias é inaceitável", disse Ban Ki-moon, secretário-geral da ONU, após duas semanas de um conflito que já causou a morte de mais de 570 palestinos em Gaza.
O secretário-geral das Nações Unidas, que se reuniu no Egito com o chefe da diplomacia egípcia Sameh Chukri, iniciou no domingo em Doha um giro pelo Oriente Médio para tentar acabar com o conflito. "Peço a todas as partes que façam a violência parar sem condições e voltem a dialogar", acrescentou. (Com agências)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)