(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Ucrânia ordena cessar-fogo em região onde avião malaio foi derrubado

Presidente ucraniano, Petro Porshenko, pediu que as tropas interrompam operações no local da queda do boeing da Malaysia Airlines


postado em 21/07/2014 07:46 / atualizado em 21/07/2014 08:24

Rebeldes separatistas controlam zona da queda do avião da Malaysia Airlines na Ucrânia(foto: BULENT KILIC / AFP)
Rebeldes separatistas controlam zona da queda do avião da Malaysia Airlines na Ucrânia (foto: BULENT KILIC / AFP)

O presidente ucraniano, Petro Poroshenko, ordenou que suas tropas interrompam suas operações ao redor do local onde o avião da Malaysia Airlines foi derrubado no leste da Ucrânia, informou a agência Interfax.

"Dei a ordem: em um raio de 40 km do local da tragédia os militares ucranianos devem interromper suas operações e se abster de abrir fogo", declarou Porosheko durante uma visita nesta segunda-feira ao embaixador da Malásia em Kiev. No entanto, esta decisão não envolve Donetsk, que se encontra a 60 km do local da tragédia.

O leste da Ucrânia vive há mais de três meses um conflito armado entre separatistas pró-russos e as autoridades de Kiev, que acusam Moscou de apoiar os insurgentes.


''Ocidentais culpam a Rússia'', diz imprensa pró-Kremlin


A imprensa russa favorável ao Kremlin estimou nesta segunda-feira que as verdadeiras causas da queda do avião malaio no leste da Ucrânia nunca serão conhecidas e criticou os Ocidentais por culpar a Rússia do acidente.

"A imprensa ocidental já sabe quem é responsável pela queda do avião. Claramente, trata-se da Rússia", escreve o jornal popular Komsomolskaia Pravda, que acusa os ocidentais de tirar conclusões antes mesmo do início da investigação.

"Os culpados já têm nome", afirma o jornal de grande tiragem Moskovski Komsomolets, que lembra que os Estados Unidos já mentiram quando acusaram o ditador iraquiano Saddam Hussein de possuir armas de destruição em massa. "É difícil dizer se será possível distinguir a verdade da mentira neste maravilhoso novo mundo da informação", acrescentou o jornal.

O jornal oficial Rossiskaia Gazeta culpa, por sua vez, as autoridades de Kiev, acusadas por ele de se negar a cooperar com Moscou. "Kiev não tem pressa em responder as '10 perguntas' sobre o Boeing", escreve em referência a uma série de perguntas divulgadas pelo ministério russo da Defesa e dirigidas às autoridades ucranianas.

"A catástrofe não é apenas no céu, mas também nas relações entre Rússia e o Ocidente", estima também o Nezavissimaia Gazeta.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)