(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Alemanha e Estados Unidos pedem cessar-fogo na Ucrânia

Obama e Merkel solicitaram uma trégua para as investigações sobre a queda do avião da Malaysia Airlines


postado em 18/07/2014 11:16 / atualizado em 18/07/2014 11:44

Soldado separatista observa destroços do avião que caiu em território ucraniano em disputa(foto: REUTERS/Maxim Zmeyev)
Soldado separatista observa destroços do avião que caiu em território ucraniano em disputa (foto: REUTERS/Maxim Zmeyev)

Líderes internacionais pediram o cessar-fogo entre separatistas e forças militares ucranianas para permitir a investigação sobre a queda do avião malaio com 298 pessoas a bordo no leste da Ucrânia e a construção para um acordo sobre a crise que atinge o país.

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, pediu uma investigação "rápida" e "sem obstáculos" durante uma conversa por telefone com Mark Rutte, primeiro-ministro da Holanda, de onde procediam 154 passageiros que viajavam no avião da Malaysia Airlines.

A chefe de Governo da Alemanha, Angela Merkel, cobrou um cessar-fogo para o andamento das investigações. "O importante agora é realizar uma investigação independente o mais rápido possível. Para isto, um cessar-fogo é necessário e isto é crucial para que os responsáveis (pela tragédia) sejam levados à justiça", disse Merkel.

A chanceler alemã destacou "as muitas informações sobre a queda do avião". Por esta razão, devemos considerar isto muito seriamente e alcançar um cessar-fogo, assim como uma solução política na Ucrânia com o presidente russo".

Na área em disputa os ataques continuam ocorrendo, tanto por parte dos separatistas quanto por parte do governo ucraniano. Nesta sexta-feira o "primeiro-ministro" da República Autoproclamada de Donetsk, Alexandre Borodai, descartou a possibilidade de trégua, embora tenha garantidoque haveria livre acesso dos investigadores na área da queda da aeronave. "Não haverá cessar-fogo, mas permitiremos que os especialistas se dirijam ao local da catástrofe", declarou.

Vladimir Putin, declarou que falou sobre o assunto com Petro Poroshenko. "Estamos em contato com o presidente ucraniano, Petro Poroshenko e espero que possa propor a todo o povo ucraniano, independentemente de onde viva, um meio (...) que permita alcançar uma paz definitiva, completa e duradoura neste território", disse Putin.

O ministro de Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, disse que um cessar-fogo entre as forças ucranianas e os militantes pró-Rússia é "essencial".Lavrov afirmou que uma conferência de vídeo deve ocorrer em breve entre Kiev e os rebeldes pró-Rússia para discutir um possível cessar-fogo, sem dar mais detalhes sobre a data das conversações.

 

Com informações da AFP


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)