(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Putin lamenta falta de propostas da UE para evitar corte de fornecimento de gás à Ucrânia


postado em 15/05/2014 12:25

O presidente russo, Vladimir Putin, lamentou nesta quinta-feira a falta de propostas concretas da União Europeia (UE) para evitar o corte do fornecimento de gás russo à Ucrânia no mês que vem.

Em uma carta aberta a líderes da UE, Putin declarou que a Rússia continuava aberta a conversar sobre a dívida da Ucrânia com Moscou devido ao fornecimento de gás russo, mas confirmou que a partir de junho Kiev terá que pagar adiantado para continuar recebendo o gás.

Trata-se de "uma decisão forçada", já que a dívida da Ucrânia com a Rússia pelo fornecimento de gás já realizado chega a 3,5 bilhões de dólares, disse Putin.

O gigante russo Gazprom havia advertido na terça-feira que exigia da companhia pública ucraniana 1,66 bilhão de dólares como pagamento antecipado para suas entregas de gás do mês de junho. Do contrário, poderia interromper o fornecimento de gás à Ucrânia no início do mês que vem, declarou.

"A Gazprom não recebeu nenhum pagamento pelas entregas de gás à Ucrânia (...) embora a Ucrânia já tenha recebido a primeira parcela do empréstimo do FMI" (Fundo Monetário Internacional), ou seja, 3,2 bilhões de dólares, declarou Putin.

"Infelizmente, não recebemos nenhuma proposta concreta de nossos sócios para estabilizar a situação e para que a Ucrânia possa cumprir com suas obrigações contratuais e garantir um trânsito confiável", escreveu Putin nesta carta aos líderes europeus.

A UE importa um quarto de seu gás da Rússia. Cerca da metade deste gás transita pela Ucrânia.

"Esperamos que a Comissão Europeia participe mais ativamente no diálogo para alcançar soluções específicas e equitativas que ajudem a estabilizar a economia da Ucrânia", acrescentou o presidente russo.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)