(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Ministro japonês admite bloqueio de acordo comercial com EUA


postado em 25/04/2014 00:01

O ministro da Economia do Japão, Akira Amari, admitiu nesta sexta-feira que Tóquio não chegou a um acordo básico com Washington sobre o Tratado de Livre Comércio Trans-Pacífico (TPP), apesar das intensas conversações durante a cúpula bilateral.

Em declarações realizadas após a visita do presidente americano, Barack Obama, ao Japão, Amari reconheceu que não se obteve "um acordo básico, mas há progressos".

"Nas conversações entre os dois líderes (Obama e o premier conservador Shinzo Abe) e os ministros pudemos confirmar qual é o caminho para se resolver algumas importantes questões pendentes entre Japão e Estados Unidos", disse Amari à imprensa.

Japão e Estados Unidos estão dispostos a "cooperar para ajudar a acelerar as conversações com outros países participantes desta associação trans-pacífica (TPP) para obter uma pronta conclusão" da mesma.

Obama e Abe não conseguiram chegar a um acordo sobre o TPP na reunião que mantiveram na quinta-feira, mas deram ordens a seus delegados para prosseguir com as negociações.

O presidente americano conclamou o Japão a tomar "medidas audazes" para poder firmar o TPP, um tratado que cobrirá aproximadamente 40% da economia global.

Este ambicioso acordo, que envolve 12 nações sobre o Oceano Pacífico, está bloqueado entre Tóquio e Washington devido a aspectos fundamentais, como tarifas japonesas sobre importações agrícolas e o acesso dos Estados Unidos ao mercado automobilístico do arquipélago.

Obama, que chegou ao Japão na noite de quarta-feira, abandonou Tóquio na manhã desta sexta em direção a Seul, segunda etapa de um giro que o levará ainda à Malásia e Filipinas.

Na Coreia do Sul, Obama analisará a ameaça de um novo teste nuclear na Coreia do Norte e tentará reconciliar os sul-coreanos com seus vizinhos japoneses.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)