(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Justiça de Portugal impede saída de quadros de Miró do país

Executivo e judiciário se desentendem quanto ao destino de obras avaliadas em 36,4 milhões de Euros


postado em 24/04/2014 17:46 / atualizado em 24/04/2014 18:34

A Justiça de Portugal bloqueou nesta quinta-feira a saída do país de 85 quadros do pintor espanhol Joan Miró, pertencentes ao Estado, que pretendia vendê-los por meio de uma casa de leilões.


A decisão foi adotada pelo tribunal administrativo de Lisboa, em meio a um procedimento iniciado pelo Ministério Público "em defesa do patrimônio cultural", depois que um grupo de deputados do Partido Socialista, principal força da oposição, recorreu aos tribunais para impedir a venda das obras.


O governo português organizou o leilão para levantar fundos e melhorar as contas públicas. Programado inicialmente pela casa Christie's para fevereiro, foi adiado devido aos problemas judiciais envolvendo a coleção.


"A venda de 85 obras de Joan Miró foi cancelada como resultado de uma disputa em uma corte portuguesa, da qual a Christie's não faz parte", explicou, na época, a empresa londrina.


"As incertezas legais criadas por essa disputa em curso significam que não podemos oferecer as obras à venda com toda segurança", acrescentou a Christie's.


A atitude do governo também gerou críticas em meio à classe cultural portuguesa. Foi organizado um abaixo-assinado na internet, que reúne milhares de assinaturas, para manter a coleção no país.


O valor das obras de Joan Miró (1893-1983) foi estimado em mais de 36,4 milhões de euros.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)