(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Segundo candidato às eleições sírias é formado em universidade dos EUA


postado em 24/04/2014 11:01

Um empresário sírio, formado em universidades americanas e membro da oposição interna e tolerada ao regime, se converteu nesta quinta-feira no segundo candidato às eleições presidenciais de 3 de junho na Síria.

"Anunciamos a candidatura de Hassan Abdullah al Nuri ao cargo de presidente (...)" da Síria, afirmou o presidente do Parlamento sírio, Mohamad al-Lahham, em uma sessão plenária.

Segundo a rede de televisão estatal síria, Nuri é graduado em gestão pela Universidade de Damasco, tem um mestrado pela Universidade americana do Wisconsin e um doutorado em desenvolvimento de recursos humanos pela Universidade John F. Kennedy, na Califórnia.

Esta é a segunda candidatura à presidência, após a apresentada na quarta-feira pelo deputado ex-comunista Maher al-Hajjar.

A eleição presidencial síria foi denunciada pela oposição como uma farsa e pelos Estados Unidos como uma "paródia da democracia".

O presidente Bashar al-Assad ainda não apresentou oficialmente sua candidatura, mas sua reeleição à frente do país parece acima de qualquer dúvida.

As eleições serão realizadas no dia 3 de junho em plena guerra. Desde março de 2011, o conflito na Síria deixou mais de 150.000 mortos, um terço deles civis, segundo o Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH), com sede na Grã-Bretanha.

A nova Constituição síria aprovada em 2012 permite pela primeira vez que vários candidatos se apresentem, mas as condições exigidas limitam consideravelmente seu número, já que o futuro presidente deve ter vivido na Síria de forma contínua durante os dez últimos anos.

Além disso, todo candidato deverá obter o apoio de ao menos 35 deputados dos 250 que compõem o Parlamento, um órgão fiel ao regime. Estes requisitos tornam quase impossível a candidatura de um opositor do exílio.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)