(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

EUA rejeitam afirmações 'ridículas' da Rússia sobre Ucrânia


postado em 23/04/2014 21:22

O governo americano classificou de "ridículas", nesta quarta-feira, as afirmações do ministro russo das Relações Exteriores, Serguei Lavrov, segundo o qual os Estados Unidos financiam, ou dirigem, uma ofensiva militar no leste da Ucrânia contra milícias pró-Moscou.

"Acho que a maioria das afirmações dele nessa entrevista é ridícula, e não se baseia no que acontece no terreno", disse a porta-voz do Departamento de Estado americano, Jennifer Psaki, sobre as declarações de Lavrov.

Em entrevista à emissora de televisão Russia Today, o chanceler russo afirmou que, se os interesses de seu país forem atacados na Ucrânia, a Rússia responderá. Disse ainda que os Estados Unidos "dirigem" as ações das autoridades de Kiev, no momento em que o governo ucraniano anunciou a retomada da "operação antiterrorista" contra os insurgentes no leste.

Para Jen Psaki, as afirmações de Lavrov entram "na categoria de ridículas".

"As ações do governo ucraniano são uma resposta legítima das autoridades em reação à apreensão ilegal de armas e à ocupação de prédios e de várias cidades no leste da Ucrânia", destacou a porta-voz.

Segundo ela, o governo Barack Obama estuda um pedido do governo interino de Kiev, que espera receber ajuda armada de Washington. "Mas nosso enfoque aposta mais na redução da tensão. Não achamos que tenha uma solução militar no terreno", insistiu Psaki.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)