(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Crise na Ucrânia: falta de passos positivos da Rússia preocupa Kerry


postado em 22/04/2014 21:37

O secretário de Estado americano, John Kerry, manifestou nesta terça-feira ao ministro russo das Relações Exteriores, Sergei Lavrov, sua "profunda preocupação" diante da ausência de "passos positivos" de Moscou para reduzir a tensão na Ucrânia, disse um funcionário de alto escalão do Departamento de Estado.

Kerry também advertiu que, se não houver avanços em relação ao acordado na semana passada em Genebra, isso levará a sanções adicionais contra a Rússia, acrescentou a mesma fonte consultada pela AFP.

Em uma conversa por telefone com Lavrov, Kerry "manifestou sua profunda preocupação com a falta de passos positivos russos, citando as evidências crescentes de que separatistas continuam a aumentar o número de prédios sob ocupação e a fazer jornalistas e outros civis de reféns", relatou o diplomata.

"Ele apelou à Rússia que reduza a retórica de escalada, que se envolva diplomaticamente no leste com a Organização para Segurança e Cooperação na Europa (OSCE) e com o governo ucraniano, que emita declarações públicas pedindo aos que ocupam esses prédios que se desarmem e renunciem, em troca de anistia", completou.

Ainda segundo a mesma fonte, Kerry "também reiterou que, na ausência de avanços mensuráveis na implementação do acordo de Genebra, haverá um aumento das sanções contra a Rússia".

O secretário americano conversou ainda com o primeiro-ministro ucraniano, Arseniy Yatsenyuk, e comemorou os "passos importantes" dados pelo governo interino de Kiev para reduzir a tensão.

O governo de Kiev havia anunciado uma trégua em suas operações "antiterroristas" durante o período de Páscoa, mas nesta terça o presidente interino, Olexander Turchynov, ordenou sua retomada após a descoberta de dois corpos com sinais de "tortura".

Em sua visita a Kiev, horas antes de partir nesta terça, o vice-presidente americano Joe Biden reforçou seu apoio frente à ameaça separatista no leste do país, que seria estimulada pela Rússia. Biden pediu a Moscou que retire suas tropas da fronteira.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)