(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Papa pede que católicos levem a fé 'até os confins da Terra'

Durante sua homilia, comentando sobre a Ressurreição de Cristo, Jorge Bergoglio afirmou que a Páscoa significa "algo belo", que renova a "energia à raiz de nossa fé"


postado em 19/04/2014 17:16 / atualizado em 19/04/2014 18:53

Papa Francisco durante a Vigília Pascal, a primeira celebração oficial da Ressurreição de Jesus(foto: FILIPPO MONTEFORTE / AFP )
Papa Francisco durante a Vigília Pascal, a primeira celebração oficial da Ressurreição de Jesus (foto: FILIPPO MONTEFORTE / AFP )

O Papa Francisco pediu neste sábado aos católicos que levem a fé "até os confins da Terra" durante a Vigília Pascal na Basílica de São Pedro em Roma. Durante sua homilia, comentando sobre a Ressurreição de Cristo, Jorge Bergoglio afirmou que a Páscoa significa "algo belo", que renova a "energia à raiz de nossa fé". Em sua mensagem, o Papa desejou uma Igreja católica mais próxima das pessoas comuns, mais internacional e menos autocentrada no Vaticano.


Francisco chamou os fiéis a serem "testemunhas" da ressurreição de Cristo, acrescentando: "Este não é um passo para trás, isso não é uma nostalgia. É retornar ao primeiro amor, a receber o fogo que Jesus acendeu no mundo e levar a todos, até os confins da Terra". Durante a cerimônia deste sábado, o Papa administrou os sacramentos da iniciação cristã (Batismo, Confirmação e Primeira Comunhão) a uma dúzia de pessoas de 7 a 58 anos vindas de toda a Itália, Belarus, Senegal, Líbano, França e Vietnã.

O rito da Vigília Pascal começou no átrio da Basílica de São Pedro, com a bênção do fogo e a preparação do círio pascal antes da procissão para o altar em silêncio na escuridão total da nave. Esta "liturgia da luz" culminou com a canção "Exultet".

Sexta-feira à noite, na tradicional Via Crucis, o Papa rezou no Coliseu para cerca de 40.000 fiéis pelas vítimas da crise econômica, as crianças e as mulheres maltratadas e abusadas, as vítimas do álcool e das drogas. Ao mesmo tempo, ele presenteou os desabrigados, refugiados em torno da estação ferroviária de Termini, em Roma, com um bilhete de 50 euros cada.

E na manhã deste sábado, o mesmo presente foi oferecido a trinta mulheres abrigadas no Vaticano pelas Irmãs de Madre Teresa de Calcutá, informou a Rádio Vaticano. No domingo o Papa celebrará o dia mais sagrado do calendário católico, a missa de Páscoa, na Praça de São Pedro, seguida da bênção Urbi et Orbi do balcão central da Basílica de São Pedro, a mesma que ele apareceu pela primeira vez na noite de sua eleição, em março de 2013.

Centenas de milhares de devotos são esperados para participar da ocasião em Roma, que também está se preparando para receber uma multidão de adoradores no domingo para a canonização de João XXIII e João Paulo II.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)